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Descrição arquivística
Administração de Sacramentos
PT PSN PSN/B/A · Subsecção · 1756-08-25 - 1987-12-13
Parte de 01. Paróquia de São Nicolau

Processos de validação e registo relativos à celebração dos sacramentos católicos do batismo, confirmação e matrimónio ministrados na Igreja de São Nicolau de Lisboa. Acompanham petições para que se façam novos assentos de batismo, casamento e óbito após a sua destruição pelo terramoto de 1755, processos relativos a cerimónias fúnebres e arrolamentos dos indivíduos em idade de confessar e comungar existentes na freguesia de São Nicolau do ano de 1756 a 1934.

Paróquia de São Nicolau
Companhia Auxiliadora

Inclui estatutos e alvará da companhia “Auxiliadora” e documentação de cariz financeiro, nomeadamente títulos de ações, amortizações e juros de ações acompanhados de várias contas. Inclui documentação relacionada com hipotecas, entre outros documentos do mesmo teor.

Escolas da Irmandade

Documentação gerada no âmbito da sua fundação e resultante da sua atividade letiva. Compreende as atas lavradas nas sessões solenes de inauguração das escolas; documentação acerca da cantina escolar da irmandade; correspondência entre funcionários e outras entidades e registos de frequência, aproveitamento e comportamento dos alunos. Inclui ainda registos dos exames de acesso aos liceus; registos de matrículas; processos de docentes e funcionários; processos de festividades e sessões solenes; processos de obras; receitas e despesas das escolas em geral, nomeadamente expediente e várias aquisições de material didático e mobiliário, e receitas e despesas da cantina escolar em particular (fornecimentos).

Expediente
PT PSN PSN/A/A · Subsecção · [17--] - 1945-01-25
Parte de 01. Paróquia de São Nicolau

Inclui a correspondência manuscrita e impressa, expedida e recebida pela Paróquia de São Nicolau de diferentes entidades eclesiásticas e laicas.

Paróquia de São Nicolau
Gestão financeira
PT PSN PSN/C/B · Subsecção · 1659-10-14 - 1985
Parte de 01. Paróquia de São Nicolau

Compreende documentos de receita e despesa referentes ao culto, despesas com manutenção patrimonial, expediente, entre outras; orçamentos da fábrica da Igreja; Processos relativos à cobrança de dízimos; relações de capelas e respetivos instituidores; documentação relativa a ações de beneficência e esmolas.

Paróquia de São Nicolau
Gestão Patrimonial
PT PSN PSN/C/A · Subsecção · 1645-02-19 - 1938-01-01
Parte de 01. Paróquia de São Nicolau

Integra arrolamentos de bens; documentação que permite legitimar a posse e a transação de bens.

Paróquia de São Nicolau
Movimento religioso
PT PSN PSN/B/A · Subsecção · 1932 - 1945
Parte de 01. Paróquia de São Nicolau

Compreende documentação resultante do ensino da doutrina religiosa católica.

Paróquia de São Nicolau
Secretaria

Engloba documentação relativa à escrituração das sessões da Mesa da Caridade e dos rendimentos e despesas feitos pelo tesoureiro; à eleição das mesas; à inventariação dos bens da congregação; a processos atinentes à posse e administração de propriedades rústicas e urbanas; à assistência prestada a irmãos e paroquianos pobres; a causas judiciais diversas e à gestão financeira dos seus bens e rendimentos.

Secretaria

Inclui documentação atinente à regulamentação da irmandade; às deliberações e termos e mais assuntos discutidos e votados nas sessões das mesas da irmandade; ao processo de eleição dos seus corpos gerentes; à correspondência trocada entre a irmandade e diversas autoridades administrativas e eclesiásticas; à gestão dos bens móveis e imóveis; a processos de admissão de irmãos novos e de assistência e beneficência prestadas aos irmãos e paroquianos pobres; a legislação sobre a instituição de morgados e capelas e alvarás; às festividades concernentes ao culto do Santíssimo e ao culto de Nossa Senhora da Caridade; aos sufrágios pelas almas dos irmãos e benfeitores; e sobre as ações judiciais que a irmandade interpunha ou das quais se defendia, dizendo respeito, na sua maior parte, a questões com a posse e arrendamento de propriedades urbanas e rústicas.

Secretaria
PT PSN INSO/A/A · Subsecção · 1624-04-20 - 1970-09-11
Parte de 03. Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira

Compreende documentação decorrente do expediente administrativo da Mesa da irmandade de Nossa Senhora da Oliveira do Ofício dos Confeiteiros. Inclui, entre outros documentos, vários estatutos, atas e termos das sessões da Mesa da irmandade, correspondência recebida e expedida, processos de aprendizagem e ingresso de irmãos na irmandade, inventários e catálogos de bens e propriedades, processos de assistência e beneficência, várias sentenças cíveis e documentação referente a vários litígios.

Secretaria

Integra documentação atinente às sessões da Mesa administrativa; diversos inventários patrimoniais; alvarás; correspondência expedida e recebida, bem como copiadores; processos de irmãos (matrículas e admissões, relações de irmãos falecidos e efetivos, requerimentos, patentes); processos de assistência e beneficência abrangendo tanto irmãos e viúvas de irmãos pobres como paroquianos pobres os quais se traduzem em requerimentos, registos de matrículas, receituários, papeletas dos irmãos doentes, entre outros; documentação referente a processos com obras efetuadas no edifício da Igreja de São Nicolau, mas também nas propriedades rústicas e urbanas pertencentes à irmandade; documentação relativa à gestão e encargos com legados pios e capelas; e também processos relativos a causas judiciais (com inquilinos, foreiros, devedores, herdeiros, outras entidades congéneres e/ou religiosos).