Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1591 - [19--] (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
9,41 metros lineares; 428 cap.; 139 liv.; 42 env.; 47 mç.; papel.
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Integra documentação produzida, recebida e acumulada pela Paróquia de São Nicolau da cidade de Lisboa gerada no âmbito da sua gestão institucional, patrimonial, financeira e religiosa. Inclui, designadamente, a documentação que fixa e explana a estrutura orgânica, o funcionamento e atividade dos órgãos e entidades subordinadas à paróquia; documentação resultante do exercício da celebração dos sacramentos do batismo, do crisma, casamento e do ensino da doutrina cristã católica através da catequese, entre outros registos; documentação resultante da administração dos bens temporais da paróquia, que constituem os ativos que possui, designadamente propriedades, dinheiros, créditos e outros bens intangíveis.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Foi encontrado um sistema temático de organização da documentação. Urgia criar uma metodologia capaz de tornar acessível e recuperável a informação contida no fundo, tornando-a, em simultâneo, consentânea com os princípios basilares da Arquivística, nomeadamente o princípio da proveniência e o do respeito pela ordem original. As secções, subsecções e séries criadas refletem os processos de acumulação, as funções e tipologias documentais identificadas. Optou-se, neste contexto, por um quadro de classificação funcional. Foram identificadas as seguintes secções e subsecções: Gestão institucional (SC); Expediente (SSC); Administração de bens espirituais (SC); Administração de Sacramentos (SSC); Movimento religioso (SSC); Administração de bens temporais (SC); Gestão Patrimonial (SSC); Gestão financeira (SSC).
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Enquanto detentora do arquivo, reserva-se à Paróquia de São Nicolau o direito de permitir o acesso à documentação. Todos os interessados em consultar o referido arquivo devem fazê-lo através do contacto da instituição.
Condiçoes de reprodução
A reprodução deverá ser solicitada por requerimento dirigido à Paróquia de São Nicolau. O seu deferimento encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução.
Idioma do material
- francês
- latim
- português
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
No geral a documentação encontra-se em bom estado de conservação. Os livros apresentam encadernações em seda crua, papel marmoreado, papel ágata, carneira, cartão e pergaminho. A documentação avulsa apresenta encarquilhamento, manchas de veículo aquoso, vários rasgões e lacunas com perda de informação resultantes da atividade de insetos bibliófagos e ratos. Verifica-se em alguns documentos o trepasse de tinta no papel e a oxidação da mancha gráfica e papel com diminuição da legibilidade. Recomenda-se a digitalização de alguns documentos.
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
"CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS – ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adoptada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 Setembro de 1999. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. [Em linha]. Disponível em WWW:www.dgarq.gov.pt/files/2008/10/isadg.pdf>.
DIRECÇÃO GERAL DE ARQUIVOS. PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO PARA A DESCRIÇÃO EM ARQUIVO. GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007 [Em linha]. Disponível em WWW: http://www.dgarq.gov.pt/files/2008/10/oda1-2-3.pdf>.
NP- 405-1: 1994 - Informação e documentação: referências bibliográficas: documentos impressos. Lisboa: IPQ. 46 p.
"
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Descrição elaborada entre 10 de julho de 2017 e 08 de setembro de 2017.
Línguas e escritas
Script(s)
Fontes
Nota do arquivista
Descrição arquivística realizada por: Natércio Afonseca.