Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1756-04-09 - 1873-06-30 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
6 cap.; papel.
Zona do contexto
Entidade detentora
História do arquivo
A Fábrica da Igreja é a entidade responsável pela administração dos bens eclesiásticos e pelo exercício do culto em S. Nicolau.
Até então sob a administração da Junta de Paróquia, esta entidade é transferida para a administração da Irmandade do Santíssimo Sacramento no âmbito dos esforços de conclusão das obras de reedificação da igreja.
No decreto publicado em “Diário do Governo nr.º 35, de 10 de fevereiro de 1846”, lê-se que a irmandade é autorizada a tomar posse da “administração dos bens e rendimentos da fábrica da mesma freguesia” a fim de concluir as obras de reedificação da igreja, por não ser considerado “justo nem de razão” que recaiam sobre si todos os encargos do empréstimo no valor de dezasseis contos de réis, contraído pela irmandade à companhia “Auxiliadora”.
O contrato de cedência firmado a 23 de março de 1846 acrescenta que, “sendo impossível ultimar a reedificação da dita Igreja de São Nicolau com a brevidade que reclama o estado de ruína em que se acha a barraca que serve de corpo à dita igreja”, torna-se necessário “ceder à referida irmandade a gerência, autoridade e geral administração dos rendimentos bem chamados da Fábrica da Igreja, para gozar, como gozam as irmandades, das principais paróquias desta cidade”.
Os “Estatutos da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade de S. Nicolau” de 1912 elencam os seguintes fins da irmandade na qualidade de corporação fabriqueira: prover todas as necessidades da Fábrica da Igreja, prestar culto ao Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade e assegurar subsídio para a renda da casa do Ver.º Prior da freguesia, ou casa de habitação, no edifício da irmandade.
Nos Estatutos de 1934, a irmandade mantém o fim de “prover todas as necessidades da Fábrica da Igreja”, sendo esta a última referência a esta entidade encontrada nos estatutos da irmandade.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Contém legislação produzida no âmbito da cedência da administração da Fábrica da Igreja à irmandade e documentação resultante das transações financeiras efetuadas pela mesma entidade no período relativo à administração da irmandade.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Ordenação cronológica.
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- português
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
No geral a documentação encontra-se em bom estado de conservação. A documentação avulsa apresenta vestígios da ação de bibliófagos, foxing, encarquilhamento, sinais de exposição ao fogo e rasgões, oxidação, rasgões e lacunas, entre outras.
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Línguas e escritas
Script(s)
Fontes
ISSNC - Alvará régio sobre empréstimo contraído pela irmandade à Companhia Auxiliadora (PT-PSN-ISSNC/A/D/04/001).
IRMANDADE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO E NOSSA SENHORA DA CARIDADE DA IGREJA PAROQUIAL DE S. NICOLAU DE LISBOA - Estatuto da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de S. Nicolau de Lisboa. Lisboa : Typographia Belenense, 1912. (PT-PSN-ISSNC/A/A/01/009).
IRMANDADE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO E NOSSA SENHORA DA CARIDADE DA IGREJA PAROQUIAL DE S. NICOLAU DE LISBOA - Estatutos da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de S. Nicolau de Lisboa. Lisboa : [s.n.], 1934. (PT-PSN-ISSNC/A/A/01/012).
Nota do arquivista
Optou-te por associar os documentos ao seu órgão produtor através das subsecções “Comissão Revisora de Contas”, “Companhia Auxiliadora”, “Escolas da Irmandade” e "Fábrica da Igreja".
Nota do arquivista
A análise realizada não permitiu subordinar alguns documentos aos subfundos da Irmandade do Santíssimo Sacramento e da Congregação de Nossa Senhora da Caridade. Optou-se, neste contexto, por associar alguns documentos anteriores à união das irmandades, em 1857, ao fundo da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade.