Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1845 - 1949-10-04 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
10 cap.; 6 liv.; 49 mç.; papel.
Zona do contexto
Entidade detentora
História do arquivo
A fim de concluir as obras de reedificação da Igreja de São Nicolau, é autorizada a “formação de uma Companhia de Capitalistas mutuantes de fundos que hão de ser prestados à Irmandade do Santíssimo Sacramento de S. Nicolau”. Denominada de “Auxiliadora”, a companhia efetuará à irmandade um empréstimo no valor de dezasseis contos de réis efetivos, ao juro legal de cinco por cento.
No alvará régio de 18 de julho de 1845, pode ler-se que foi “acordado abrir um empréstimo de dezasseis contos de réis, em que era orçada a despesa do acabamento da obra, dividido em trezentas e vinte ações de cinquenta mil réis cada uma, com o juro de cinco por cento ao ano”, hipotecando, para “segurança e pagamento dele e dos respetivos juros, todos os seus bens, direitos, rendimentos e ações”.
Relativamente à sua constituição e organização, de acordo com os seus estatutos (1) , são, de entre os acionistas, nomeados três membros e dois substitutos “que os representem na universalidade dos seus direitos, para com o título de “Fiscais” promoverem os interesses da companhia e a execução do contrato de mútuo, em conformidade com o disposto nos presentes Estatutos”.
Por sua vez, a mesa da assembleia reúne-se anualmente em sessão ordinária, podendo ser reunida em sessão extraordinária nas condições especificadas nos estatutos, e é composta por um presidente, um vice-presidente e dois secretários eleitos também anualmente.
Este encargo prolongar-se-ia pelas primeiras décadas do século XX, desconhecendo-se a data precisa da sua extinção.
(1) Os estatutos da companhia "Auxiliadora" encontram-se apensos ao alvará de autorização do empréstimo (PT-PSN-ISSNC/A/D/04/001).
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Inclui estatutos e alvará da companhia “Auxiliadora” e documentação de cariz financeiro, nomeadamente títulos de ações, amortizações e juros de ações acompanhados de várias contas. Inclui documentação relacionada com hipotecas, entre outros documentos do mesmo teor.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Ordenação cronológica, alfabética e numérica.
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- português
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
No geral a documentação encontra-se em bom estado de conservação. Os livros apresentam encadernações seda crua, carneira e carneira trabalhada. Algumas encadernações acham-se deterioradas, com rasgões e lombada a descolar; a documentação avulsa apresenta lacunas, encarquilhamento, manchas e rasgões.
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Línguas e escritas
Script(s)
Fontes
Nota do arquivista
A existência da companhia "Auxiliadora", aprovada pelo decreto de 18 de julho de 1845, estende-se ao período posterior à data da união da Irmandade do Santíssimo Sacramento e da Congregação da Nossa Senhora da Caridade. Optou-se por associar esta secção ao fundo da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade. (PT-PSN-ISSNC/A/D/05/001).
Nota do arquivista
Optou-te por associar os documentos ao seu órgão produtor através das subsecções “Comissão Revisora de Contas”, “Companhia Auxiliadora”, “Escolas da Irmandade” e "Fábrica da Igreja".