Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1739-06-08 - 1857-07-31 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
56 cap.; 6 liv.; 6 mç.; papel.
Zona do contexto
Nome do produtor
Entidade detentora
História do arquivo
Ao secretário ou escrivão da Mesa da Caridade pertence fazer a escrituração; lançar em Mesa, no livro da receita, na presença dos restantes mesários, todo o dinheiro que entrar no Cofre da Caridade, discriminando a proveniência, valor e destino da esmola recebida pelo tesoureiro; e lançar no livro da despesa, as que se fizerem com os necessitados, individuando o beneficiado, a data, e se o período de assistência for longo indicar o dia em que começou a ser assistido, bem como os gastos com médico, farmácia ou enterro (cap. V); assistir as reuniões da Mesa para expedição dos requerimentos dos enfermos e necessitados. A assistência abrange apenas os irmãos e paroquianos caídos na pobreza, pessoas recolhidas, viúvas, filhos e netos dos ditos, sem rendimentos nem posses para se curarem e foreiros que se mudaram de freguesia e que caíram em pobreza.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Engloba documentação relativa à escrituração das sessões da Mesa da Caridade e dos rendimentos e despesas feitos pelo tesoureiro; à eleição das mesas; à inventariação dos bens da congregação; a processos atinentes à posse e administração de propriedades rústicas e urbanas; à assistência prestada a irmãos e paroquianos pobres; a causas judiciais diversas e à gestão financeira dos seus bens e rendimentos.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Ordenação cronológica e alfabética.
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- português
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
No geral a documentação encontra-se em bom estado de conservação. Os livros apresentam encadernação em pergaminho, carneira, veludo e couro; alguns fólios apresentam foxing, sujidade, sinais da ação de bibliófagos, lacunas no papel, manchas de veículo aquoso, encarquilhamento e borrões de tinta; a documentação avulsa apresenta desvanecimento da macha gráfica, encarquilhamento, foxing, rasgões, trespasse de tinta, lacunas no papel, sujidade, dobras nas pontas, manchas de veículo aquoso, sinais da ação de bibliófagos, perda de contraste da mancha gráfica com diminuição da legibilidade, entre outras.
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Línguas e escritas
Script(s)
Fontes
CONGREGAÇÃO DE NOSSA SENHORA DA CARIDADE DA IGREJA PAROQUIAL DE S. NICOLAU - Estatutos da Pia, e Devota Congregação da Caridade, Instituída na Igreja Paroquial de S. Nicolau Desta Cidade de Lisboa. Lisboa : Officina de Francisco Luiz Ameno, 1750. (PT-PSN-ISSNC/CNSC/A/A/01/001).
Nota do arquivista
Esta subsecção antecede a subsecção “Secretaria” do fundo da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade. Contém documentação anterior à união da irmandade consumada através do “Compromisso da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau da cidade de Lisboa”, aprovado em 1857. (PT-PSN-ISSNC/A/A/01/011).
Nota do arquivista
Considerando a existência das funções de “tesoureiro” e “secretário” na composição da "Mesa da Caridade" da irmandade, optou-se por discriminar a documentação do expediente administrativo e a documentação resultante das transações financeiras efetuadas pela mesma, nas correspondentes subsecções de “Secretaria” e “Tesouraria”.