Abarca toda a documentação resultante das transações financeiras efetuadas pela Congregação de Nossa Senhora da Caridade.
Engloba documentação relativa à escrituração das sessões da Mesa da Caridade e dos rendimentos e despesas feitos pelo tesoureiro; à eleição das mesas; à inventariação dos bens da congregação; a processos atinentes à posse e administração de propriedades rústicas e urbanas; à assistência prestada a irmãos e paroquianos pobres; a causas judiciais diversas e à gestão financeira dos seus bens e rendimentos.
Abarca toda a documentação resultante das transações financeiras efetuadas pela Irmandade do Santíssimo Sacramento.
Contém legislação produzida no âmbito da cedência da administração da Fábrica da Igreja à irmandade e documentação resultante das transações financeiras efetuadas pela mesma entidade no período relativo à administração da irmandade.
Inclui documentação atinente à regulamentação da irmandade; às deliberações e termos e mais assuntos discutidos e votados nas sessões das mesas da irmandade; ao processo de eleição dos seus corpos gerentes; à correspondência trocada entre a irmandade e diversas autoridades administrativas e eclesiásticas; à gestão dos bens móveis e imóveis; a processos de admissão de irmãos novos e de assistência e beneficência prestadas aos irmãos e paroquianos pobres; a legislação sobre a instituição de morgados e capelas e alvarás; às festividades concernentes ao culto do Santíssimo e ao culto de Nossa Senhora da Caridade; aos sufrágios pelas almas dos irmãos e benfeitores; e sobre as ações judiciais que a irmandade interpunha ou das quais se defendia, dizendo respeito, na sua maior parte, a questões com a posse e arrendamento de propriedades urbanas e rústicas.
Contém documentação produzida pela “Comissão Revisora de Contas” decorrente da sua atividade, aplicada ao controle da gestão financeira e patrimonial realizada pela Mesa Administrativa da irmandade.
Integra arrolamentos de bens; documentação que permite legitimar a posse e a transação de bens.
Paróquia de São NicolauInclui a correspondência manuscrita e impressa, expedida e recebida pela Paróquia de São Nicolau de diferentes entidades eclesiásticas e laicas.
Paróquia de São NicolauCompreende documentação resultante do ensino da doutrina religiosa católica.
Paróquia de São NicolauInclui estatutos e alvará da companhia “Auxiliadora” e documentação de cariz financeiro, nomeadamente títulos de ações, amortizações e juros de ações acompanhados de várias contas. Inclui documentação relacionada com hipotecas, entre outros documentos do mesmo teor.
Compreende documentação decorrente do expediente administrativo da Mesa da irmandade de Nossa Senhora da Oliveira do Ofício dos Confeiteiros. Inclui, entre outros documentos, vários estatutos, atas e termos das sessões da Mesa da irmandade, correspondência recebida e expedida, processos de aprendizagem e ingresso de irmãos na irmandade, inventários e catálogos de bens e propriedades, processos de assistência e beneficência, várias sentenças cíveis e documentação referente a vários litígios.
Documentação gerada no âmbito da sua fundação e resultante da sua atividade letiva. Compreende as atas lavradas nas sessões solenes de inauguração das escolas; documentação acerca da cantina escolar da irmandade; correspondência entre funcionários e outras entidades e registos de frequência, aproveitamento e comportamento dos alunos. Inclui ainda registos dos exames de acesso aos liceus; registos de matrículas; processos de docentes e funcionários; processos de festividades e sessões solenes; processos de obras; receitas e despesas das escolas em geral, nomeadamente expediente e várias aquisições de material didático e mobiliário, e receitas e despesas da cantina escolar em particular (fornecimentos).
Compreende documentação decorrente das transações financeiras efetuadas pela Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira.
Contém avaliações de propriedades e bens da irmandade, nomeadamente uma avaliação da Capela de Nossa Senhora da Oliveira; orçamentos de receita e despesa dos anos económicos de 1841-1842 a 1843-1844, 1845, a 1854, 1927-1928 a 1934-1935, 1937 a 1950, 1964 a 1966, 1968 a 1970; contas de receita e despesa referentes aos anos económicos de 1758 a 1933, 1936, 1944 a 1949, 1963, 1967 a 1969; despesas com obras e reparações em propriedades; despesas com alfaias e paramentos; despesas com festividades; despesa com impostos e receita com foros; despesas com vencimentos; certidões das caixas de açúcar e registo da amêndoa; contas de dívida; entre outras receitas e despesas.
Compreende documentos de receita e despesa referentes ao culto, despesas com manutenção patrimonial, expediente, entre outras; orçamentos da fábrica da Igreja; Processos relativos à cobrança de dízimos; relações de capelas e respetivos instituidores; documentação relativa a ações de beneficência e esmolas.
Paróquia de São NicolauProcessos de validação e registo relativos à celebração dos sacramentos católicos do batismo, confirmação e matrimónio ministrados na Igreja de São Nicolau de Lisboa. Acompanham petições para que se façam novos assentos de batismo, casamento e óbito após a sua destruição pelo terramoto de 1755, processos relativos a cerimónias fúnebres e arrolamentos dos indivíduos em idade de confessar e comungar existentes na freguesia de São Nicolau do ano de 1756 a 1934.
Paróquia de São Nicolau