Contém documentação gerada pelo orgão gerente encarregue da administração dos bens e rendimentos da irmandade, conhecido nos estatutos de 1911 com a denominação de "Mesa". Compreende a documentação do expediente administrativo, da qual destacamos os estatutos, as atas e termos das sessões da Mesa da Irmandade, correspondência recebida e expedida, processos de aprendizagem e ingresso de irmãos na irmandade, inventários e catálogos de bens, processos de assistência e beneficência, e sentenças cíveis; da documentação referente à gestão financeira, destacamos os documentos de despesa e receita com posse, manutenção, construção e reparação de propriedades, nomeadamente com obras realizadas na ermida de Nossa Senhora da Oliveira, várias despesas com festividades, avaliações de bens móveis e imóveis, várias contas e orçamentos gerais.
Secção composta por cópias e transcrições de documentação com um cunho sobretudo pessoal e que reflete Abel Varzim num registo de proximidade: orações, poemas, pagelas, diário do próprio, correspondência e textos sobre as exéquias ou emitidos por ocasião da sua morte em 1964. Produzida por Abel Varzim ou que lhe é diretamente direcionada, a documentação reunida resultou principalmente de relações pessoais e diretas, mesmo quando obteve expressão pública, como no caso dos obituários publicados na imprensa.
Abel VarzimDocumentação produzida e acumulada por Ruy Cinatti no âmbito da sua vida pessoal, concretamente: curricula vitae; notas curriculares; documentos de identificação; certificados de vacinação; exames complementares de diagnóstico, registos de admissão a consultas e registos pessoais de temperatura e medicação; receitas médicas e farmacêuticas; bilhetes, programas e folhas de sala de espetáculos; programas de reuniões artísticas e culturais; recordações de jantares sociais; propostas de adesão a sociedades; certidões; convocatórias; certificados e diplomas; bilhetes de viagens; autorizações de saída de território nacional; folhetos e prospetos de divulgação turística; ementas de refeições; recordações de viagens; memórias e diários; entrevistas e testemunhos de Ruy Cinatti; cartões de visita e ex-libris; listas e fichas bibliográficas; pagelas; notas e apontamentos.
Inclui documentação relativa à administração dos bens e rendimentos da Congregação de Nossa Senhora da Caridade tendo em vista a objetivação da sua missão nas suas duas facetas, a saber, a assistência aos pobres e doentes e o culto da Nossa Senhora da Caridade.
Conjunto documental referente à vida particular de António Lino Neto. Integra correspondência sobre assuntos de cariz pessoal e familiar, fotografias de familiares, uma receita médica, uma guia para inspecção pela Junta da Comissão de Recrutamento do concelho de Mação, uma minuta de testamento, escritos e outros documentos com informação relativa à vida familiar de Lino Neto.
Conjunto documental que compreende a produção intelectual de Susan Lowndes, nas suas diversas vertentes. A mais abundante diz respeito à sua função de correspondente de imprensa. Contém ainda textos produzidos para obras de caráter geral e guias de viagem. Susan Lowndes, residindo em Portugal, fazia a cobertura jornalística da atualidade portuguesa, com especial incidência nos assuntos da religião e da Igreja Católica e nas relações entre a Igreja e o Estado, correspondendo-se com periódicos católicos editados na Grã-Bretanha e Estados Unidos da América.
Conjunto documental que enquadra as atividades estudantis de Guilherme Braga da Cruz, enquanto aluno do Liceu Sá de Miranda, em Braga, aluno e bolseiro de investigação (subsidiado pelo Instituto para a Alta Cultura) da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde se doutorou em Ciências Histórico-Jurídicas, aluno voluntário em algumas cadeiras da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e sócio da Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra.
Conjunto documental que enquadra as atividades estudantis de José Maria Braga da Cruz enquanto aluno do Liceu Central de Braga e aluno da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.