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Descrição arquivística
07. Associadas de Nossa Senhora das Dores
PT PSN ANSD · Fundo · 1929 - 1955

Documentação produzida e acumulada no âmbito da atividade administrativa e religiosa das Associadas de Nossa Senhora das Dores.

Associadas de Nossa Senhora das Dores
09. Associadas de São José
PT PSN ASJ · Fundo · 1915 - 1917

Documentação produzida e acumulada no âmbito da atividade administrativa e religiosa das Associadas de São José.

Associadas de São José
01. Secretariado Nacional do Monumento a Cristo Rei
PT SCR SNMCR · Fundo · 1937 - 1975

A documentação é composta por correspondência relativa ao exercício das funções de direção pelo P. Sebastião Pinto, ao recebimento de ofertas para a subscrição, à publicação do jornal O Monumento e à realização de trabalhos técnicos. Inclui material de propaganda, circulares, recibos, documentos de controlo da contabilidade, mapas, relações, recortes de jornais, fotografias, assim como peças escritas e desenhadas de projetos de arquitetura e engenharia.

Secretariado Nacional do Monumento a Cristo Rei
02. Santuário de Cristo Rei
PT SCR FSCR · Fundo · 1957 -

A documentação, relativa aos atos de culto de adoração e louvor ao Coração de Jesus Cristo Rei do Universo e à administração patrimonial e financeira do Santuário, é composta por registos dos sacerdotes que celebraram missa, registos de atos de culto, assentos de batismo e de casamento. A documentação relativa à administração do santuário integra: decretos; provisões; certidões; legislação civil; correspondência; folhas de vencimentos; registos de assiduidade; o processo do concurso para a escolha do Plano Geral de Desenvolvimento dos terrenos do Santuário; peças escritas e desenhadas de projetos de construção de edifícios; bilhetes do elevador; registos de controlo da venda de bilhetes; documentos de despesa; registos de despesas e receitas; contas e relatórios anuais.

Santuário de Cristo Rei
PT PSN ISSNC · Fundo · 1621 - 2009-06-15

Engloba documentação produzida, recebida e acumulada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de S. Nicolau da cidade de Lisboa no decurso da sua atividade. A documentação produzida reflete os fins gizados nos documentos normativos que regulam a estrutura orgânica e o funcionamento da irmandade, os quais se materializam através das funções delegadas em cada um dos seus órgãos gerentes. Cumpre-lhes a gestão administrativa e financeira dos bens móveis e imóveis e dos rendimentos da irmandade; a promoção do culto ao Santíssimo e à Nossa Senhora da Caridade e o provimento das demais solenidades e festividades religiosas consoante a força do respetivo cofre; envidar todas as diligências para assistir os irmãos e paroquianos pobres nas suas carências físicas, materiais e espirituais.
Comporta também documentação resultante do processo de empréstimo que a irmandade fez à companhia “Auxiliadora” e da cedência que a Junta da Paróquia fez à mesma irmandade para administrar os rendimentos da Fábrica da Igreja, convergindo ambos os expedientes para acorrer às despesas com as obras de reedificação da Igreja de S. Nicolau.
Inclui ainda documentação decorrente das atividades letivas relativas à ministração da instrução primária nas escolas para ambos os géneros fundadas pela irmandade a 19 de junho de 1865, em memória do rei D. Pedro V; e do apoio facultado pela Caixa Escolar aos alunos necessitados com refeições na cantina, vestuário, calçado e material escolar e didático.
Integram ainda este fundo a documentação produzida pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e pela Congregação da Nossa Senhora da Caridade antes da junção oficializada pela assinatura do alvará régio de 30 de março de 1857.

Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau da cidade de Lisboa
03. Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira
PT PSN INSO · Fundo · 1624-04-20 - 1982

Documentação produzida, recebida e acumulada no âmbito da atividade administrativa e religiosa da Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira do Ofício dos Confeiteiros. Contém documentação gerada pelos orgãos gerentes consignados nos estatutos, aos quais compete a gestão administrativa e financeira dos bens e rendimentos da irmandade, bem como, prover o culto ao seu orago e ao Santíssimo Sacramento.
Comporta os referidos estatutos; atas e termos das sessões ordinárias e extraordinárias da Mesa da irmandade e Assembleia Geral; processos de aprendizagem e ingresso de irmãos na irmandade; acham-se inventários e catálogos de bens e propriedades; várias escrituras de propriedades; processos de assistência e beneficência; correspondência recebida e expedida pela Mesa; requerimentos recebidos de natureza vária; sentenças cíveis e litígios; e processos de eleições.
Decorrente da gestão financeira, encontram-se documentos de despesa e receita, principalmente relativos à posse, construção e reparação de propriedades; despesas com festividades; acham-se avaliações de bens móveis e imóveis; várias contas e orçamentos gerais.

Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira
08. Associadas de Nossa Senhora de Lourdes
PT PSN ANSL · Fundo · 1938 - 1947

Documentação produzida e acumulada no âmbito da atividade administrativa e religiosa das Associadas de Nossa Senhora de Lourdes.

Associadas de Nossa Senhora de Lourdes
05. Apostolado da Oração do Sagrado Coração de Jesus
PT PSN AOCJ · Fundo · 1900 - 1999

Documentação produzida e acumulada no âmbito da atividade administrativa e religiosa da associação do Apostolado da Oração do Sagrado Coração de Jesus.

Apostolado da Oração do Sagrado Coração de Jesus
05. Condes de Caria
PT SCR CC · Fundo · 1937-1950

A documentação é constituída por listas de subscrição e registos com a Oração pelo Monumento aprovada pelo cardeal-patriarca em 25 de agosto de 1937, assim como postais a cores editados no âmbito das ações de propaganda do Plano Trienal.

Condes de Caria
07. Maria de Jesus Atalaya
PT SCR MJA · Fundo · 1936-1998

A documentação é constituída por pagelas e folhetos.

Maria de Jesus Salema Manuel Atalaya
06. Cruzada Eucarística das Crianças
PT SCR CEC · Fundo · 1944-1972

A documentação é constituída por registos de receita e despesa e por fotografias.

Cruzada Eucarística das Crianças
04. Maria Guilhermina de Vasconcelos e Sousa
PT SCR MGVS · Fundo · 1899-1961

A documentação é constituída por documentos relativos à vida religiosa e espiritual de D. Maria Guilhermina de Vasconcelos e Sousa, a saber: pagelas, programas, folhetos e correspondência recebida.

Maria Guilhermina de Vasconcelos e Sousa
03. Padre Sebastião Pinto da Rocha
PT SCR PSPR · Fundo · 1935-1964

A documentação é constituída por fotografias em suporte de vidro relativas ao Apostolado da Oração e por um conjunto de postais e pagelas de santos e beatos.

Sebastião Pinto da Rocha
06. Associadas Filhas de Maria
PT PSN AFM · Fundo · 1911 - 1913

Documentação produzida e acumulada no âmbito da atividade administrativa e religiosa das Associadas Filhas de Maria.

Associadas Filhas de Maria
04. Irmandade de São Miguel e Almas
PT PSN IMA · Fundo · 1755 - 1866-10-25

Documentação produzida e acumulada no âmbito da atividade administrativa e religiosa da Irmandade de São Miguel e Almas.

Irmandade de São Miguel e Almas