Fundo MGVS - 04. Maria Guilhermina de Vasconcelos e Sousa

Zona de identificação

Código de referência

PT SCR MGVS

Título

04. Maria Guilhermina de Vasconcelos e Sousa

Data(s)

  • 1899-1961 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

1 cx, 0,18 m.l.
Papel cartolina

Zona do contexto

Nome do produtor

(1899-04 - 1961-01-18)

História biográfica

Maria Guilhermina de Vasconcelos e Sousa (Santos-o-Velho, Lisboa, 04-03-1899 - Lisboa, 18-01-1961). Era irmã mais nova do 2º Marquês de Santa Iria e a sua irmã – Constança de Vasconcelos e Sousa, casou com o Arq. António Lino. Desde cedo colaborou com grande entrega no Secretariado do Apostolado da Oração e na altura em que foi criado o Secretariado do Monumento manteve as funções anteriores.
Dedicou-se com grande energia e fervor a esta nova obra, exercendo as funções correspondentes a secretária da Direcção, Chefe de Secretaria e Tesoureira. A sua dedicação e competência originaram um sistema arquivístico de grande qualidade. Todos os anos no início das férias apresentava pessoalmente ao cardeal Cerejeira os livros de registo do caixa, acompanhava o P. Sebastião em viagens pelo país e substituía-o quando estava ausente ou durante as férias, nomeadamente indo a Fátima entregar documentos para serem apreciados nas reuniões e retiros do Episcopado Português.
Pertenceu à Irmandade de Nossa Senhora da Saúde, foi profundamente devota do Coração de Jesus e muito próxima das Filhas de Maria Imaculada e das Filhas da Caridade de S. Vicente de Paulo.
Sempre desejou entrar para uma congregação religiosa, pensando fazê-lo naquela que seria fundada pela irmã do P. Sebastião, tendo para isso participado numa reunião numa casa em Almada no mês de Agosto de 1959, juntamente com o P. Sebastião, D. Maria de Jesus Atalaya, D. Piedade e D. Maria Romeira, futura geral do Instituto das Irmãs Missionárias Reparadoras da Santa Face. No entanto tal não foi possível, devido, por um lado, à demora na concretização da nova fundação (só foi reconhecida em 22 de Agosto de 1965) e, por outro lado, aos seus problemas de saúde, tendo já sido submetida a uma delicada intervenção cirúrgica em Janeiro de 1950, acabou por falecer repentinamente em Janeiro de 1961.

Entidade detentora

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A documentação é constituída por documentos relativos à vida religiosa e espiritual de D. Maria Guilhermina de Vasconcelos e Sousa, a saber: pagelas, programas, folhetos e correspondência recebida.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

O fundo integra vários documentos simples e compostos ordenados por ordem cronológica. A documentação estava acondicionada numa caixa --- em que se misturavam documentos de D. Maria Guilhermina e D. Maria de Jesus. A atual descrição trata dos documentos cuja proveniência foi identificada sem dúvida nenhuma. Entretanto a recolha de informações para aprofundar o conhecimento das biografias das produtoras virá a possibilitar a identificação e atribuição de proveniência a outros documentos.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

    Sistema de escrita do material

      Notas ao idioma e script

      Características físicas e requisitos técnicos

      Instrumentos de descrição

      Zona de documentação associada

      Existência e localização de originais

      Existência e localização de cópias

      Unidades de descrição relacionadas

      Descrições relacionadas

      Zona das notas

      Identificador(es) alternativo(s)

      Pontos de acesso

      Pontos de acesso - Assuntos

      Pontos de acesso - Locais

      Pontos de acesso - Nomes

      Pontos de acesso de género

      Zona do controlo da descrição

      Identificador da descrição

      Identificador da instituição

      Regras ou convenções utilizadas

      Estatuto

      Nível de detalhe

      Datas de criação, revisão, eliminação

      Línguas e escritas

        Script(s)

          Fontes

          Nota do arquivista

          Descrição elaborada com base nas fontes e bibliografia referidas nas páginas: 121 a 124, nomeadamente: Cartas do P. Sebastião ao cardeal-patriarca, O Monumento, Notícias do Santuário e o site Geneall.

          Área de ingresso