Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1936-1998 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
2 maços acondicionados numa caixa, 0,40 ml. Papel.
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
Maria de Jesus Atalaya nasceu em Portalegre em 17 de maio de 1905 e faleceu em Lisboa a 17 de fevereiro de 2005, depois de prolongada doença. Em Santarém foi desde sempre muito dedicada ao serviço da Igreja, exercendo funções no Secretariado da Paróquia de Marvila, como catequista, presidente do Apostolado da Oração e da Cruzada Eucarística. Esta dedicação foi reconhecida pelo cardeal Cerejeira, com quem falava muitas vezes e que a chamou para o serviço do Santuário. Entre 1960 a 1993, teve naquele contexto a seu cargo a administração da capela elaborando os registos contabilísticos e organizando o arquivo. Dedicou-se ao acolhimento e assistência aos peregrinos, ao apoio a celebrações litúrgicas e à animação das devoções ao Sagrado Coração de Jesus. Foi presidente, secretária e tesoureira do Centro do Apostolado da Oração no Santuário (1960-1993). Por sua iniciativa constituiu uma biblioteca, com empréstimo domiciliário, para uso dos fiéis, com os seus próprios livros e outros oferecidos por diversas pessoas. Os livros foram catalogados, cotados e munidos de capas plásticas. Viveu em Almada na Av. D. Nuno Álvares Pereira, nº 16, 1º Dir.
Na ausência de capelães ao serviço do Santuário por vários períodos e com os reitores acumulando funções no Seminário de S. Paulo, a sua ação foi muito importante para manter viva a espiritualidade própria do Santuário e o acolhimento aos peregrinos.
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
A documentação é constituída por pagelas e folhetos.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
O fundo integra duas séries arquivísticas: PT-SCR/MJA/01 – Pagelas e folhetos; PT-SCR/MJA/02 – Convites. A documentação estava acondicionada numa caixa em que se misturavam documentos de D. Maria de Jesus e de D. Maria Guilhermina. A atual descrição trata dos documentos cuja proveniência foi identificada sem dúvida nenhuma. Entretanto a recolha de informações para aprofundar o conhecimento das biografias das produtoras virá a possibilitar a identificação e atribuição de proveniência a outros documentos.
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Relação Paralela: PT-SCR/SNMCR - Secretariado Nacional do Monumento a Cristo Rei. PT-SCR/CAOSCR – Centro do Apostolado da Oração do Santuário de Cristo Rei.