Container 032 - Documentos de despesa da Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira

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Reference code

PT PSN INSO/A/B/03/032

Title

Documentos de despesa da Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira

Date(s)

  • 1845 - 1897 (Creation)

Level of description

Container

Extent and medium

1 mç. (32,5 x 22 cm); papel

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Scope and content

Integra dezanove capilhas contendo documentos de despesa da Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira. Cada capilha refere-se a um ano (de 1845 a 1860; 1860-1861; 1861-1862; 1862-1863; e, 1896-1897). A documentação é constituída sobretudo por recibos e ordens de pagamento com recibos integrados (devidamente datados e assinados pelo escrivão da Mesa, pelo juiz e pelos beneficiários) relativos a pagamentos de vencimentos e gratificações a funcionários da irmandade (andador, capelão, procurador, escriturário, etc.); despesas com vencimentos e consertos nos prédios pertencentes à irmandade (carpinteiro, pedreiro, pintor, vidraceiro e material necessário); limpeza de chaminés dos quartos de prédios da irmandade; esmolas às viúvas, órfãos e pobres do ofício de confeiteiro; pagamento anual do censo da irmandade e da Colegiada da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira; prestações relativas à décima e impostos anexos (relativos a diversas propriedades da irmandade, como as da rua de São Julião, n.º 21 e 22); papel selado para recibos e reconhecimentos em tabelião; missas de esmola por alma dos irmãos falecidos; festividades religiosas (Nossa Senhora da Caridade e Lausperene); vinho, cera e hóstias; conserto dos paramentos e guisamentos; lavagem e engomadoria de roupa; conserto de armações; orçamentos da receita e despesa da irmandade, com a aprovação dos mesmos, no verso, pelo governador civil, após ouvido o Conselho de Distrito; contas gerais da irmandade com termo de encerramento de contas, auto de termo de contas assinado pelo administrador e pelo escrivão da Administração do Bairro do Rossio e por fim, a aprovação do Conselho de Distrito, assinada pelo secretário-geral, na ausência do governador civil; orçamentos suplementares da receita e despesa; e, títulos de distrates.
No maço relativo ao ano de 1856 surgem alguns documentos com datas entre 1908 e 1913, como a conta de despesa no Cartório do Juízo de Paz do distrito de Santo Estevão feita pela Mesa da Arquiconfraria da Real Igreja de São Julião, relativa aos autos de ação de despejo que moveu contra cinco inquilinos (1908-04-03) os quais parecem estar descontextualizados. O mesmo sucede com o maço relativo ao ano económico de 1896-1897 no qual se encontra um envelope onde se enumeram os montantes relativos às despesas com as festividades dos dias 2, 3 e 4 de novembro de 1923 na Capela de Nossa Senhora da Oliveira. Todos os documentos de despesa estão numerados dentro das capilhas com exceção dos orçamentos de receita e despesa, orçamentos suplementares e contas gerais.

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Cronológico

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  • Portuguese

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    Language and script notes

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    Note

    Notas ao Título: Tít. atribuído.

    Note

    Notas à Dimensão e Suporte: Comporta documentos de despesa de diversas dimensões. As dimensões identificadas no campo respetivo dizem respeito à documentação dobrada. Apresenta-se as dimensões do documento de maior dimensão identificado planificado: Orçamento de receita e despesa relativa a 1855 (1854-11-30) planificado: 49,5 x 68 cm.

    Note

    Notas ao Estado de Conservação: Bom. Alguns documentos apresentam encarquilhamento, sinais da ação de bibliófagos, lacunas no papel, foxing e sujidade.

    Note

    Notas às Cotas: Cota antiga: ACNO-Doc.Desp.4-Av.478.

    Alternative identifier(s)

    cota

    ACNO/Cx04/001

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