Livro destinado a registar as receitas e despesas da Cruzada Eucarística das Crianças na diocese de Lisboa, discriminando o deve o haver e os respetivos saldos.
Sebastião Pinto da RochaColeção de cópias de guias de remessa de listas de subscrição para a angariação de donativos, tendo junto, pontualmente, recibos.
Conjunto de documentos simples e compostos relativos às obras de construção que foram divididas em três fases: fundações, plinto e figura, incluindo posteriormente trabalhos complementares e acabamentos. Falta a documentação relativa à primeira fase. A documentação integra: esboços e peças desenhadas com plantas e cortes; a comunicação de adjudicação da segunda fase que serve de contrato ao ser recebida pelo empreiteiro; os cálculos e revisões de cálculos dos materiais e trabalhos; os autos de medição dos trabalhos; a memória descritiva da figura; o orçamento da OPCA para a empreitada da execução da figura; o cálculo da quantidade de ferro necessária; uma nota sobre a composição do betão aplicado na figura; a carta do Eng. Francisco de Mello e Castro comunicando a decisão de adjudicar a terceira fase dos trabalhos à OPCA; a relação de trabalhos complementares; informação sobre as faturas nº 2, 3 e 18 de 1960, tendo anexadas relações de faturas; o orçamento do isolamento térmico de paredes e tetos do último andar; a memória descritiva e justificativa do projeto de construção do posto de transformação subterrâneo; a proposta para a pintura da escada de ferro; uma proposta para a execução de trabalhos de terraplenagem e urbanização e o auto de vistoria geral e receção definitiva, datado de 2 de junho de 1961. A série inclui também correspondência com a Direção Geral dos Serviços de Urbanização, com a OPCA e a SECIL sobre o fornecimento de cimento, com a Câmara Municipal de Almada sobre o arranjo urbanístico dos acessos e com a Comissão de Inscrição e Classificação dos Empreiteiros de Obras Públicas do Conselho Superior de Obras Públicas para prestar informações sobre as empresas que trabalharam nas obras de construção.
Inclui dois livros de escrituração, livro de razão e diário. O Razão tem registos relativos ao encerramento da sociedade e o diário está em branco. Têm carimbos da Repartição de Finanças.
Coleção de cópias de recibos de donativos, da subscrição em geral e das Pedras Pequeninas. Inclui relações de subscritores, valores obtidos pela venda das joias oferecidas e a fatura da maqueta do Monumento de 30 de junho de 1956. Pontualmente têm anexado as cartas e cartões das pessoas que entregaram as quantias e que deveriam ter sido arquivados nas séries B/05 e B/10.
Registos dos sacerdotes, bispos e cardeais que celebram missas no Santuário. Discriminam as datas, nomes, diocese de origem, residência e função. As folhas do livro possuem para tal os campos: Dies celebrationis, nomen, diocesis incardinationis, domicilium actuale e munus. O livro está na sacristia em lugar visível e são os próprios eclesiásticos que elaboram o respetivo registo. Tem termo de abertura assinado pelo primeiro reitor em 25 de outubro de 1959. O livro é igual aos que eram usados no Santuário de Fátima e foi cedido pelo referido Santuário ao primeiro reitor em 9 de julho de 1959 (ver série PT-SCR/FSCR/BA/06).
Conjunto documental constituído por escritos, provisões, decretos, cartas e certidões, emanados da Santa Sé, do Patriarcado de Lisboa e da diocese de Setúbal. Integra os decretos determinando a Ereção Canónica do Santuário (26 de maio de 1957, cópia) concedendo autorização para a exposição do Santíssimo, a carta agradecendo a colaboração de padres que deixam as funções, decretos e provisões nomeando os reitores, a Comissão Administrativa, o Gabinete Técnico e o Conselho Económico. Inclui também o Decreto da Penitenciaria Apostólica (Roma, 18 de janeiro de 2013) concedendo indulgência plenária aos peregrinos do Santuário. Integra ainda o Manual administrativo e financeiro da diocese. Os diplomas por vezes têm junto anexos tais como estudos sobre a aplicação da Concordata de 2004, palavras pronunciadas pelo quarto reitor na cerimónia de tomada de posse e os curricula de membros dos órgãos consultivos e de apoio técnico.
Documentação relativa à regulamentação e gestão do pessoal, composta por cópias de legislação civil, instruções e ordens de serviço, avisos, mapas de horários de trabalho, listas de funcionários, relações de funcionários com os respetivos vencimentos e correspondência sobre o valor dos vencimentos.
Processos relativos à aquisição de parcelas de terreno e ao registo do Santuário, nas repartições de finanças e nas conservatórias do Registo Predial. Incluem cartas geográficas, peças desenhadas, requerimentos, certidões e correspondência.
Conjunto dos documentos relativos às despesas do Santuário com a aquisição de produtos de higiene e limpeza, material de escritório, produtos de consumo para o bar, artigos religiosos e livros para as lojas e materiais de construção para obras de construção, ampliação e manutenção. Inclui as faturas do empreiteiro Severo de Carvalho.
Série que integra patentes de inscrição para os novos membros do Apostolado da Oração.
Conjunto de folhetos e pagelas alusivos ao Sagrado Coração de Jesus editados pelo Secretariado Nacional do Apostolado da Oração e pelo Secretariado Nacional do Monumento a Cristo Rei.
Inclui pagelas com a oração pelo Monumento aprovada pelo cardeal-patriarca em 25 de agosto de 1937, listas de subscrição e maços de recibos da subscrição nacional.
Conjunto documental constituído pela correspondência expedida e recebida pelo P. Sebastião Pinto no exercício das funções de diretor do Secretariado. Inclui um vasto leque de casos relativos à propaganda e coordenação da subscrição e à promoção da espiritualidade no Santuário, nomeadamente as cartas tendentes a obter testemunhos e reunir informações científicas sobre os fenómenos solares similares aos de Fátima, ocorridos em 1959 e 1960. A correspondência trata também das negociações goradas com a Editorial Apostolado da Oração para editar a “Memória histórica” incluindo os agradecimentos pelo envio de exemplares da obra. Inclui também referências à canonização do Beato Nuno Álvares e à Cruzada Eucarística das Crianças. A série tem início com a carta que institui o Secretariado enviada em maio de 1937 pelo cardeal-patriarca que também remeteu uma carta ao Secretariado, em maio de 1962, determinando que este continuasse em funções. Ainda não se encontrou o original deste documento que é referido no Nº 32 de O Monumento. Os originais das cartas, ofícios e cartões, tendo junto os respetivos envelopes, são enviados por bispos, pelo primeiro reitor do Santuário, por diversos membros da hierarquia e leigos influentes. As cópias referem-se a circulares e cartas expedidas.
Processos relativos aos pedidos de autorização às paróquias de origem, para realizar batismos no Santuário. São instruídos com certificados de matrimónio religioso e civil dos pais, participações às paróquias, comprovativos do Registo Civil. Depois da extinção do Vicariato Paroquial de Cristo Rei, esta documentação passou a ser produzida pela Capela do Santuário (ver série PT-SCR/FSCR/AA/06).