Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1960-1978 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
6 maços, acondicionados numa caixa, 0,40 ml. Papel.
Zona do contexto
Nome do produtor
História administrativa
O Apostolado da Oração teve o seu início em Vals, França, por iniciativa do P. Gautrelet, a 3 de dezembro de 1844. Foi promovido pelos bispos e contemplado com indulgências de Pio IX em 1849. A partir de 1860, o seu diretor-geral P. Henri Ramière transformou-o naquilo que ainda é hoje. O primeiro centro em Portugal foi inaugurado a 17 de abril de 1864. A sua expansão por todas as dioceses de Portugal foi rápida e influencia até hoje a vida de muitas paróquias de Portugal. Realizaram-se quatro congressos nacionais: 1930 (Braga), 1945 (Porto), 1957 (Braga) e 1965 (Lisboa), assim como congressos diocesanos nomeadamente em 1936 (Lisboa e Braga). Atualmente, o AO realiza importantes peregrinações anuais ao Santuário de Fátima.
O Centro do Apostolado da Oração no Santuário de Cristo Rei foi fundado em 1960 e as suas atividades começaram logo a ser impulsionadas por D. Maria de Jesus Atalaya. A partir de 1972 teve como diretor o capelão e reitor interino do Santuário, P. Norberto Martins SI, a quem sucedeu o segundo reitor, cónego Manuel de Jesus Ferreira Pires de Campos.
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
A documentação é constituída por fichas relativas aos associados do Centro do Apostolado da Oração no Santuário, pelo documento de nomeação para diretor do P. Norberto Martins, por patentes de inscrição, pagelas e postais comunicando o calendário e horários das devoções do mês do Coração de Jesus.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
O fundo integra quatro séries arquivísticas: PT-SCR/CAOSCR/01 – Patentes de inscrição; PT-SCR/CAOSCR/02 – Registos dos associados; PT-SCR/CAOSCR/02 – Documentos de nomeação dos diretores; PT-SCR/CAOSCR/04 – Pagelas e postais.
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Relação Genérica: PT-SCR/SNMCR - Secretariado Nacional do Monumento a Cristo Rei; PT-SCR/FSCR – Fundo do Santuário de Cristo Rei.