Inclui documentação relativa ao processo de diversas obras efetuadas no edifício da Igreja de São Nicolau para manutenção do edifício; para a ampliação do mesmo a fim de albergar duas escolas de instrução primária em cumprimento da alínea d) art.º 1.º dos seus estatutos aprovado por alvará de 11 de outubro de 1912; obras para a instalação do museu de alfaias da irmandade e adaptação de uma sala para as reuniões da Junta de Paróquia e da "Junção do Bem".
Comporta ainda um diploma de honra concedido à Mesa Administrativa da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da Igreja de São Nicolau pela instituição de beneficência e assistência "A Junção do Bem".
A série documental anterior, designada por Receita e despesa da Irmandade (com a ref.ª PT-INSE-ISSIE/GF/03), subdivide-se, a partir de 1763, em dois subconjuntos documentais distintos: os livros de Receita da Irmandade e os livros de Despesa da Irmandade (ver série com a ref.ª PT-INSE-ISSIE/GF/03/02). A presente subsérie documental é constituída por dez livros com registos da receita da Irmandade, que continuam cronologicamente os da série anterior e em relação aos quais são semelhantes, em organização e conteúdo. Alguns dos livros desta série abarcam mais do que um ano económico, como resultado do mesmo tesoureiro permanecer no cargo durante vários anos consecutivos. Inclui também, no final dos averbamentos da receita, um resumo da mesma receita, a revisão das contas pelos irmãos contadores, o termo de encerramento das contas e termo de entrega das contas, no final de cada ano económico ou quando existe mudança de Tesoureiro. Apenas os livros 01 e 09 possuem índice.
Série constituída por dois livros com a descrição das despesas efectuadas com a reconstrução da Igreja, desde o desentulho da antiga Igreja, arruinada pelo Terramoto de 1755 e incêndios que se seguiram, até à sua reedificação total. Existe um livro de despesas com as obras de reedificação da Igreja, referente ao período entre 1790 e 1803, nos livros particulares do Tesoureiro Colffs (ver livro ref.ª PT-INSE-ISSIE/GF/TC/03-01).
Contém cartas de Diogo Pacheco de Amorim [1888-1976], remetidas de Coimbra para António Lino Neto, com pedidos de protecção de terceiros e pedidos de informação relacionados com a vida política.
Contém cartas do padre António Rebelo dos Anjos, remetidas de Serpa e Beja para António Lino Neto. Predominam as mensagens de agradecimento e a informação sobre a Associação de Beneficência do Santíssimo da Vila de Sines.
Contém uma carta de Armando Belo Antunes, remetida de Mação para António Lino Neto.
Contém cartas e um bilhete-postal de Juvenal Henriques de Araújo, remetidos do Funchal para António Lino Neto, com pedidos e agradecimentos vários.
Contém cartas de Manuel da Costa Araújo, remetidas do Porto para António Lino Neto.
Contém uma carta do padre António Martins Baptista, pároco do Bolho (concelho de Cantanhede) e de São Lourenço (concelho de Anadia), remetida de Bolho para António Lino Neto.
Contém um cartão do monsenhor Silveira Barradas, remetido de [Évora] para António Lino Neto.
Contém um ofício do presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Mação remetido a António Lino Neto e ainda correspondência trocada entre Lino Neto, o Ministro da Justiça, o administrador do concelho de Mação e o bispo de Portalegre, no âmbito de um conflito relacionado com a possibilidade da cedência de uma parte da sacristia da igreja matriz de Mação, para o melhoramento do traçado de uma rua.
Contém duas cartas de Agostinho Cardoso, director do Sanatório Dr. João de Almada, remetidas [do Funchal] para António Lino Neto, com um pedido a favor de terceiro e informação sobre o Hospício D. Maria Amélia.
Contém uma carta de José Emygdio de Souza Cardoso, remetida de Manhufe, [concelho de Amarante], para António Lino Neto.
Contém diversas cartas, um cartão e um telegrama de Maria Amália Vaz de Carvalho [1847-1921], remetidos de Lisboa, Estoril, Cascais, para António Lino Neto. Destacam-se, entre outros, os seguintes assuntos: envio de livros e publicações; agradecimentos e apreciações de escritos da autoria de António Lino Neto; pedidos de apoio e agradecimentos relacionados com a instrução do filho e do sobrinho da remetente, respectivamente Luís [Vaz de Carvalho Crespo] e José de Carvalho Lopes; pedidos de recomendação e protecção para terceiros. Sublinha-se ainda a referência aos triunfos universitários do destinatário e à forma como este cumpria os seus deveres de filho, irmão e homem.
Contém um cartão da directora da Casa de Saúde de Nossa Senhora do Sagrado Coração de Jesus da Idanha - Belas, remetido de local não identificado para António Lino Neto.