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Title
Date(s)
- 1685-03-28 - 2007-01-31 (Creation)
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212 cap.; 329 liv.; 238 mç.; papel.
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Archival history
A “Mesa Administrativa”, mais tarde designada de “Direção”, é um órgão gerente, eleito em Assembleia Geral, encarregue de administrar os bens e rendimentos da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade de São Nicolau.
Neste contexto, intrinsecamente vinculado ao órgão encarregue da administração dos bens e rendimentos da irmandade, surge o “tesoureiro”. A sua função é especificada nos “Estatutos da Pia, e devota Congregação da Caridade” de São Nicolau de 1750, inaugurando a primeira referência à existência de um tesoureiro nesta irmandade, ainda que na sua forma primitiva.
Neste documento, lê-se, precisamente, que cabe ao tesoureiro a tarefa partilhada da guarda e registo das esmolas recebidas, assim como das despesas com assistência e beneficência.
Por seu lado, o “Compromisso da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Paroquial Igreja de S. Nicolau da cidade de Lisboa”, aprovado em 1768, determina que o tesoureiro “deve ser dos irmãos mais zelosos para o devido cuidado de aplicar todas as cobranças que estiverem vencidas” e, ainda, suprir as despesas necessárias.
Com o primeiro “Compromisso da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de S. Nicolau da cidade de Lisboa”, aprovado em 1857, é criada a figura do “2.º tesoureiro”, com as mesmas obrigações do “1.º tesoureiro”.
No cumprimento das atribuições da “Mesa Administrativa” instituída neste compromisso, ainda que de modo implícito, compete ao tesoureiro o papel fundamental da “boa administração dos bens e rendimentos da irmandade”. O art.º 42 refere que os tesoureiros “devem ser pessoas de reconhecida probidade e cujos haveres deem uma garantia ao cargo que exercem”, enumerando os seguintes deveres: 1) assistir a todas as sessões da “Mesa”, aquando da conferência dos cofres; 2) arrecadar todos os fundos e rendimentos e dar entrada nos cofres; 3) efetuar todos os pagamentos e 4) guardar dentro dos cofres os “fundos e papéis de crédito da Irmandade e da Caridade”.
Os vários compromissos e estatutos sequentes registam escassas alterações às competências e atribuições estabelecidas no documento anterior.
Immediate source of acquisition or transfer
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Scope and content
Abarca toda a documentação resultante das transações financeiras da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Ordenação cronológica, alfabética e numérica.
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Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
- Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
No geral a documentação encontra-se em bom estado de conservação. Os livros apresentam encadernações em couro e seda crua, cartão, madeira forrada a carneira, pergaminho e papel; a documentação avulsa apresenta vestígios da ação de ratos e insetos, desvanecimento da mancha gráfica, com diminuição da legibilidade, lacunas com perda de informação, rasgões, encarquilhamento, dobras nas extremidades, manchas de veículo aquoso, entre outras.
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Sources
CONGREGAÇÃO DE NOSSA SENHORA DA CARIDADE DA IGREJA PAROQUIAL DE S. NICOLAU - Estatutos da Pia, e Devota Congregação da Caridade, Instituída na Igreja Paroquial de S. Nicolau Desta Cidade de Lisboa. Lisboa : Officina de Francisco Luiz Ameno, 1750. (PT-PSN-ISSNC/CNSC/A/A/01/001).
IRMANDADE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO DA PAROQUIAL IGREJA DE S. NICOLAU - Compromisso da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Paroquial Igreja de S. Nicolau da cidade de Lisboa. Lisboa : [s.n.], 1768. (PT-PSN-ISSNC/ISS/A/A/01/001).
IRMANDADE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO DA PAROQUIAL IGREJA DE S. NICOLAU - Compromisso da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da Igreja Paroquial de S. Nicolau de Lisboa. Lisboa : Typ. da Sociedade Typographica Franco-Portugueza, 1865. (PT-PSN-ISSNC/A/A/01/011).
Archivist's note
Considerando a existência das funções de “tesoureiro” e “secretário” na composição das mesas administrativas da irmandade, optou-se por discriminar a documentação do expediente administrativo e a documentação resultante das transações financeiras, nas correspondentes subsecções de “Secretaria” e “Tesouraria”.
Archivist's note
Esta subsecção sucede as subsecções “Tesouraria” existentes no subfundo da Congregação de Nossa Senhora da Caridade e subfundo da Irmandade do Santíssimo Sacramento. Contém documentação gerada após a união da irmandade através do “Compromisso da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau da cidade de Lisboa”, aprovado em 1857. (PT-PSN-ISSNC/A/A/01/011).
Archivist's note
A análise realizada não permitiu subordinar alguns documentos aos subfundos da Irmandade do Santíssimo Sacramento e da Congregação de Nossa Senhora da Caridade. Optou-se, neste contexto, por associar alguns documentos anteriores à união das irmandades, em 1857, ao fundo da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade.