Fonds SNASC - Secretariado Nacional da Ação Social e Caritativa

Identity area

Reference code

PT/CP SNASC

Title

Secretariado Nacional da Ação Social e Caritativa

Date(s)

  • 1947 - 2005 (Accumulation)

Level of description

Fonds

Extent and medium

75 capilhas; papel

Context area

Name of creator

(1982-)

Administrative history

A criação do Secretariado Nacional da Ação Social e Caritativa (SNASC) resultou de deliberação da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, em novembro de 1982. Até então, os serviços de secretariado da Comissão Episcopal da Ação Social e Caritativa terão sido assegurados pela Cáritas Portuguesa. O Pe. José Mendes Serrazina já acumulava, desde 1981, a função de secretário daquela Comissão Episcopal e o cargo de assistente nacional da Cáritas Portuguesa, para o qual havia sido nomeado em 1974. Em 1982, a Assembleia dos Bispos Portugueses também nomearia o Pe. Serrazina como diretor do novo Secretariado. A Comissão Episcopal era presidida por D. António Marcelino (1981-1987), sucessor, nesta função, de D. Manuel Martins (1975-1981) e D. Manuel Falcão (1968[?]-[?]). Da atuação inicial do SNASC, destacam-se a promoção das Semanas Nacionais de Pastoral Social (desde 1983), um inquérito sobre a organização da pastoral social e instituições sócio-caritativas nas diferentes dioceses (1987), a realização de encontros anuais de secretariados diocesanos e a execução de um inquérito às instituições e grupos de ação social da Igreja (1995-1998), neste caso em colaboração com a Universidade de Évora e sob a responsabilidade da Conferência Episcopal Portuguesa. Em 1990, o Pe. Álvaro Pereira de Jesus substituiria o Pe. José Mendes Serrazina nas funções de secretário da Comissão Episcopal e de diretor do Secretariado, assim como na própria Cáritas Portuguesa.

Archival history

Ao ser criado em 1982 pelos bispos portugueses, na dependência da Comissão Episcopal da Ação Social e Caritativa, o Secretariado Nacional da Ação Social e Caritativa (SNASC) funcionaria nas instalações da sede da Cáritas Portuguesa, na Estrada do Forte da Ameixoeira. Para o efeito, muito contribuiu a acumulação de cargos por parte do Pe. José Mendes Serrazina: diretor do SNASC e assistente da Cáritas Portuguesa (desde 1974). Para além do mais, a Cáritas Portuguesa já funcionava, antes de 1982, como secretariado da referida Comissão Episcopal. Com a substituição do Pe. Serrazina pelo Pe. Álvaro Pereira de Jesus naquelas duas funções, em 1990, o SNASC manteria o local de funcionamento. O processo de transferência da sede da Cáritas Portuguesa, entre os anos de 2002 e 2003, para a Praça Pasteur não teria interferência direta as instalações do SNASC, nem sobre o seu arquivo corrente. Com a concentração do Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa num único local (Av. da República, 84, R. Vitorino Nemésio, 8C, ambas em Lisboa, e Rua Vasco Santana, 12, em Odivelas), entre 2019 e 2022, a documentação do SNASC, até 2005, foi organizada, descrita e classificada.

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

Documentação produzida pelo Secretariado Nacional da Ação Social e Caritativa (SNASC), formado em 1982, por delibração da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa para funcionar na dependência da Comissão Episcopal da Ação Social e Caritativa. Contém documentação referente à direção do SNASC, aos encontros anuais dos correspondentes Secretariados Diocesanos da Ação Social e Caritativa e organismos que os representam, ficheiros de contactos de organizações da Igreja dedicadas a problemas sociais, correspondência, contabilidade, à organização e realização das Semanas Nacionais de Pastoral Social (1983-2005) e ao inquérito às instituições e grupos de ação social da Igreja, promovido pela Conferência Episcopal Portuguesa (1995-1998).

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

  • French
  • English
  • Portuguese

Script of material

    Language and script notes

    Physical characteristics and technical requirements

    Finding aids

    Allied materials area

    Existence and location of originals

    Existence and location of copies

    Related units of description

    Related descriptions

    Notes area

    Alternative identifier(s)

    Access points

    Subject access points

    Place access points

    Name access points

    Genre access points

    Description control area

    Description identifier

    Institution identifier

    Rules and/or conventions used

    CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002.

    DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007.

    Status

    Final

    Level of detail

    Partial

    Dates of creation revision deletion

    2023

    Language(s)

      Script(s)

        Sources

        Conferência Episcopal Portuguesa - Documentos pastorais, 1967-1977. Lisboa: União Gráfica, 1988; Conferência Episcopal Portuguesa - Documentos pastorais, 1978-1982. Lisboa: Secretariado Geral do Episcopado, 1984; Conferência Episcopal Portuguesa - Documentos pastorais, 1973-1990. Lisboa: Secretariado Geral do Episcopado, [s.d.]; Cáritas, 11, 1983, p. 15.

        Accession area