José Frederico Laranjo (Castelo de Vide, 1846 - Lisboa, 1910) foi um jurista, economista, professor universitário e político português.
De origens humildes, cedo ficou órfão de pai e de mãe, tendo frequentado o seminário de Portalegre e depois o de… Read more
José Frederico Laranjo (Castelo de Vide, 1846 - Lisboa, 1910) foi um jurista, economista, professor universitário e político português.
De origens humildes, cedo ficou órfão de pai e de mãe, tendo frequentado o seminário de Portalegre e depois o de Coimbra, onde chegou a lecionar. Em 1870 ingressou na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, tendo concluído o curso de Direito em 1875. Dois anos depois defendeu aí a tese de doutoramento e em 1878 foi admitido como docente na mesma faculdade, onde ensinou, entre outras, as cadeiras de Economia Política, Direito Eclesiástico, Direito Administrativo e Direito Constitucional. Foi também reputado investigador.
Deixou escrita uma obra extensa, relacionada com a sua docência e com a sua atividade política.
Dirigiu o jornal O Distrito de Portalegre e colaborou na Gazeta Literária do Porto.
Foi deputado pelo Partido Progressista e nomeado par do reino (membro da Câmara dos Pares do Reino) em 1898. Como político promoveu a reforma do estudo do direito, nomeadamente a criação da cadeira (disciplina universitária) de Direito Internacional.
Read less