Contém reportagens fotográficas concebidas no âmbito do Sector Técnico e Artístico. Inclui um levantamento topográfico, imagens da área de construção do Monumento e um álbum que regista várias fases de construção do Monumento a Cristo Rei e aspetos da maqueta do Monumento.
A tesouraria, referida na carta circular de 26 de maio de 1937, integra documentação relativa ao registo e contabilização dos valores entregues pelos subscritores e das despesas com o funcionamento e a aquisição de bens e serviços, assim como aquela tratando da elaboração da prestação de contas anual e do respetivo fecho. Assim, a documentação é constituída por cópias de recibos (por vezes acompanhados por relações de ofertas e cartões dos coletores), documentos de despesa, registos de receitas e despesas, fichas para registos das ofertas, processos que tratam do pagamento das missas por alma dos subscritores, mapas de receitas e mapas de encerramento de contas.
Cartazes usados na primeira exposição realizada no Monumento a Cristo Rei, no hall do elevador. Trata-se de cópias ampliadas de provas de fotografias montadas em suportes de cartão, registando as cerimónias da bênção da Primeira Pedra do Monumento e sua inauguração, mas também as várias fases da sua construção. Estas cerimónias foram presididas pelo cardeal-patriarca, D. Manuel Gonçalves Cerejeira, contando com a presença de numerosos membros do clero, individualidades civis e militares, membros do governo e o chefe de Estado. Ver PT-SCR/SNMCR/B/11/28.
A documentação é composta por correspondência relativa ao exercício das funções de direção pelo P. Sebastião Pinto, ao recebimento de ofertas para a subscrição, à publicação do jornal O Monumento e à realização de trabalhos técnicos. Inclui material de propaganda, circulares, recibos, documentos de controlo da contabilidade, mapas, relações, recortes de jornais, fotografias, assim como peças escritas e desenhadas de projetos de arquitetura e engenharia.
Secretariado Nacional do Monumento a Cristo ReiColeção de cópias de recibos de donativos, da subscrição em geral e das Pedras Pequeninas. Inclui relações de subscritores, valores obtidos pela venda das joias oferecidas e a fatura da maqueta do Monumento de 30 de junho de 1956. Pontualmente têm anexado as cartas e cartões das pessoas que entregaram as quantias e que deveriam ter sido arquivados nas séries B/05 e B/10.
Reportagens fotográficas, relativas a cerimónias como a bênção da Primeira Pedra do Monumento a Cristo Rei e as celebrações da inauguração, bem como um registo minuciosos dos trabalhos de construção do Monumento. Integra ainda uma reportagem que regista a condecoração do cardeal do Rio de Janeiro com a Grã-Cruz de Cristo, imagens das alfaias litúrgicas do Monumento feitas com as ofertas dos subscritores e de peregrinações que tiveram como destino o Monumento a Cristo Rei.
Conjunto de exemplares de circulares impressas, remetidas aos diretores diocesanos e locais do Apostolado da Oração, a todos os párocos, ao clero em geral, aos pregadores e missionários, aos superiores, superioras e súbditos de todas as ordens e congregações religiosas, a todas as associações católicas de piedade, zelo, beneficência, educação e ensino aos organismos da Ação Católica; e também relativas a campanhas específicas como Pedras Preciosas Simbólicas. A série integra exemplares da primeira circular (de 25 de maio de 1937), da circular dirigida aos intelectuais e altos valores cristãos, da circular a cores das joias e pedras preciosas, das duas circulares do Plano Trienal, assim como o original da mensagem aos portugueses de todo o mundo lida pelo cardeal Cerejeira aos microfones da Emissora Nacional em 28 de junho de 1956 (3 fol. dactilografados com a assinatura do cardeal). A relação das pessoas a quem eram enviadas as circulares foi recolhida a partir da primeira circular, datada de 26 de maio de 1937.
A direção foi um dos três órgãos do Secretariado Nacional do Monumento a Cristo Rei, definida na carta circular de 26 de maio de 1937 com as funções de coordenar os trabalhos do Secretariado e dirigir as ações de propaganda. A documentação inclui correspondência com o cardeal-patriarca, com bispos, diversos membros da hierarquia, leigos, dirigentes de associações portuguesas no Brasil, bem como relatórios, projetos, apontamentos para entrevistas, artigos de intelectuais católicos, fotografias e versões finais de mapas de encerramento de contas.
Conjunto documental constituído pela correspondência expedida e recebida pelo P. Sebastião Pinto no exercício das funções de diretor do Secretariado. Inclui um vasto leque de casos relativos à propaganda e coordenação da subscrição e à promoção da espiritualidade no Santuário, nomeadamente as cartas tendentes a obter testemunhos e reunir informações científicas sobre os fenómenos solares similares aos de Fátima, ocorridos em 1959 e 1960. A correspondência trata também das negociações goradas com a Editorial Apostolado da Oração para editar a “Memória histórica” incluindo os agradecimentos pelo envio de exemplares da obra. Inclui também referências à canonização do Beato Nuno Álvares e à Cruzada Eucarística das Crianças. A série tem início com a carta que institui o Secretariado enviada em maio de 1937 pelo cardeal-patriarca que também remeteu uma carta ao Secretariado, em maio de 1962, determinando que este continuasse em funções. Ainda não se encontrou o original deste documento que é referido no Nº 32 de O Monumento. Os originais das cartas, ofícios e cartões, tendo junto os respetivos envelopes, são enviados por bispos, pelo primeiro reitor do Santuário, por diversos membros da hierarquia e leigos influentes. As cópias referem-se a circulares e cartas expedidas.
Documentação relativa à aquisição e instalação do elevador do Monumento. Inclui: peças desenhadas e proposta de variante do projeto do ascensor; a circular enviada a cinco firmas comunicando a abertura do concurso; correspondência com os concorrentes que inclui carta de 21 de agosto de 1956 remetendo cópia das condições e uma carta da FORTIS pedindo o adiamento do prazo até 31 de agosto de 1956; propostas das firmas concorrentes (Boetlicher e Navarro Portuguesa LDA, Sociedade Portuguesa dos Ascensores Schlinder LDA, Fortis a Construtora Electromeânica LDA, The Engineering Company of Portugal e a G. Perez LDA representante da SUWIS Schlieren) que integram fotografias, folhetos técnicos, orçamentos e peças desenhadas; o quadro das propostas presentes a concurso; a apreciação das propostas tendo junto um parecer do Eng. Mecânico António Barros; correspondência sobre o valor da isenção de direitos de alfândega; carta do Eng. Francisco de Mello e Castro comunicando a decisão de adjudicar a empreitada à SUWIS Schlieren; contrato para o fornecimento e montagem de um ascensor elétrico em papel selado, tendo junto minuta e cópia com uma procuração dando poderes ao Eng. Gustavo d'Ávila Perez para representar a firma; peças desenhadas e autos de medição; correspondência com o BESCL sobre a garantia e carta da G. Perez LDA agradecendo o envio do auto de receção definitiva dos trabalhos.
Cópias de recibos comprovando a entrega de joias oferecidas no âmbito da campanha “Jóias Simbólicas para o Monumento”, assim como de valores pagos por ourives e joalheiros. Inclui também relações de objetos enviados pelo Eng. Mello e Castro aos joalheiros Leitão & Irmão e propostas de compra com despachos do mesmo.
Processos relativos à celebração de missas em todas as dioceses do país, pelos subscritores do Monumento vivos e defuntos. Estão instruídos com os seguintes documentos: Circular dirigida aos bispos e assinada pela Tesoureira D. Guilhermina de Vasconcelos e Sousa; mapas das missas; certidões da celebração das missas; recibos de vales postais; declarações comprovando o recebimento do dinheiro e recibos.
Álbum com imagens dos vários atos que integraram as cerimónias da inauguração do Monumento a Cristo Rei, assim como imagens do cardeal-patriarca D. Manuel Gonçalves Cerejeira a presidir às cerimónias de comemoração do aniversário da inauguração, provavelmente nos anos de 1960 a 1963. Relativamente às cerimónias do dia 17 de maio de 1959 o álbum inclui imagens da procissão de Nossa Senhora de Fátima de Cacilhas para o Monumento; da missa campal celebrada, de manhã, por D. Francisco Maria da Silva, bispo auxiliar de Braga; vistas da assistência, com destaque para imagem que mostra António de Oliveira Salazar, presidente do Conselho de Ministros; chegada do presidente da República, almirante Américo Thomaz; imagens da alocução do cardeal-patriarca, D. Manuel Gonçalves Cerejeira, e do discurso do presidente da República; bênção do Monumento e, por fim, uma imagem da custódia usada na inauguração. Neste álbum as imagens das tribunas e das filas de prelados mostram aspetos diferentes dos captados por outras reportagens. As fotografias relativas a cerimónias dos anos sessenta mostram o cardeal Cerejeira sentado, com báculo e mitra, a proferir uma alocução ou a celebrar a eucaristia tendo junto ao altar o P. Sebastião Pinto da Rocha. Ver PT-SCR/SNMCR/B/11/28.
FotoalmadaLivros destinados ao registo do movimento do caixa, o “deve” e o “haver” e respetivos saldos, tendo junto de cada registo o número do documento de despesa correspondente que liga estes registos à série PT-SCR/SNMCR/C/03.
Correspondência relativa aos trabalhos de construção do Monumento, recebida e expedida pelo Eng. Melo e Castro, de e para o Laboratório de Engenharia Civil, Ministros das Obras Públicas, do Exército, Presidente da Câmara de Almada, Comando Geral da Polícia de Segurança Pública, Comissariado do Desemprego, Sociedade de Obras Públicas e Cimento Armado, Lda., e outras empresas e empreiteiros de construção civil. Inclui também correspondência e folhetos relativos a uma reunião da Associação Internacional de Pontes e Estruturas, que decorreu em Lisboa, tendo os participantes visitado o Monumento em construção. Ver PT-SCR/SNMCR/D/10.