Documento composto 003 - Registo de toda a correspondência da Irmandade do Santíssimo Sacramento

Zona de identificação

Código de referência

PT INSE ISSIE/GA/01/003

Título

Registo de toda a correspondência da Irmandade do Santíssimo Sacramento

Data(s)

  • 1885-06-[01] - 1903-09-14 (Produção)

Nível de descrição

Documento composto

Dimensão e suporte

304 p.; com registos até p. 113; o resto do livro em branco; 0,33 x 0,24 x 0,05 m.l.

Zona do contexto

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Os documentos registados apresentam-se organizados cronologicamente e a numeração da correspondência reinicia-se neste livro, apresentando os números 1 a 143. Possui termos de abertura e encerramento e apresenta um índice com marcadores alfabéticos no início do livro, antes do termo de abertura. Entre os destinatários destacam-se o administrador do Bairro Central de Lisboa, o Ministério e Direcção-geral das Obras Públicas, Junta da Paróquia e pároco da Freguesia da Encarnação, Governo Civil de Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, Irmandades de São Miguel e Almas, dos Clérigos Pobres e dos Passos da Graça, Comando Geral da Guarda Municipal e comissário da Polícia, Cardeal Patriarca, irmãos da Irmandade do Santíssimo Sacramento, paroquianos e benfeitores. Salientam-se ainda um Relatório da Comissão Administrativa enviada ao administrador do Bairro Alto, Comissão esta nomeada pelo Alvará do Governo Civil do Distrito de Lisboa de 1858-12-15 (1864-03-21, f. 19 - 26 v.º) e as cópias de orçamentos da receita e despesa do Cofre da Irmandade e do Cofre dos Socorros, referentes aos anos de 1896 a 1904 (f. 93-111). Escrivão: Daniel João Gonçalves (1885).

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português

Sistema de escrita do material

    Notas ao idioma e script

    Características físicas e requisitos técnicos

    Encadernação em tecido e pele.

    Instrumentos de descrição

    Zona de documentação associada

    Existência e localização de originais

    Existência e localização de cópias

    Unidades de descrição relacionadas

    Descrições relacionadas

    Zona das notas

    Nota

    Elemento de informação Título: designação constante no termo de abertura. Título original: «Este livro há-de servir para nele se registar toda a correspondência da Irmandade do Santissimo Sacramento da Paroquial Igreja de Nossa Senhora da Encarnação desta cidade».

    Identificador(es) alternativo(s)

    cota

    ISSIE/GA/01/Lv03

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso - Assuntos

    Pontos de acesso - Locais

    Pontos de acesso - Nomes

    Pontos de acesso de género

    Zona do controlo da descrição

    Identificador da descrição

    Identificador da instituição

    Regras ou convenções utilizadas

    Estatuto

    Nível de detalhe

    Datas de criação, revisão, eliminação

    Línguas e escritas

    • português

    Script(s)

      Fontes

      Área de ingresso