Identity area
Type of entity
Authorized form of name
Parallel form(s) of name
- Maria Raquel Ribeiro
Standardized form(s) of name according to other rules
Other form(s) of name
Identifiers for corporate bodies
Description area
Dates of existence
History
Foi aluna do ISSS-L, entre os anos de 1944 e 1948. Trabalhou na Casa de Santa Maria do Resgate entre 1949 e 1959; no Instituto de Assistência à Família 1949-1958; na Misericórdia de Lisboa em 1958-1971; Diretora Geral da Assistência Social 1971-1974; no Centro Regional de Segurança Social até 1988; Comité de Política Social até 1995, data em que se reformou. Foi deputada pela Ala Liberal na Assembleia da República entre 1969-1973; Assessora do Secretário de Estado da Segurança Social em 1979; Assessora do Ministro dos Assuntos Sociais em 1980-1981. Foi membro de diversas comissões portuguesas (Justiça e Paz, Comissão Portuguesa do Conselho Internacional dos Serviços Sociais, Pastoral Sócio-Caritativa...) e correspondente de várias instituições internacionais. Lecionou na Escola de Auxiliares Sociais de S. Vicente de Paulo, na Escola de Enfermeiras Puericultoras do Instituto Maternal e na Escola de Educadoras de Infância, em Lisboa. Autora de diversas publicações, foi agraciada com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique; medalha de mérito municipal da Câmara Municipal de Oeiras
Places
Legal status
Functions, occupations and activities
Mandates/sources of authority
Internal structures/genealogy
General context
Relationships area
Access points area
Subject access points
Place access points
Occupations
Control area
Authority record identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAAR(CPF): Norma Internacional de Registos de Autoridade Arquivística para Pessoas Colectivas, Pessoas Singulares e Famílias. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2004, 79 p.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.