Província Portuguesa das Irmãs da Apresentação de Maria

Identity area

Identifier

PPIAM

Authorized form of name

Província Portuguesa das Irmãs da Apresentação de Maria

Parallel form(s) of name

    Other form(s) of name

      Type

      • Religious
      • Private

      Contact area

      Type

      Address

      Street address

      Quinta da Boa Vista Estrada da Baixa de Palmela 2950-054 Palmela

      Locality

      Region

      Country name

      Portugal

      Postal code

      Telephone

      Fax

      Email

      Note

      Description area

      History

      A Congregação das Irmãs de Apresentação de Maria foi fundada em 1925, pela Madre Maria da Santíssima Trindade, nome religioso de Leontina Trindade de Ornelas e Vasconcelos (Funchal 1893 – Lisboa 1974), após viagem a Lausanne, onde conheceu a Congregação das Irmãs da Apresentação de Maria e se sentiu tocada pela figura e personalidade de Maria Rivier, pelo seu carisma e a sua missão.
      Após a morte da mãe, entrou no noviciado da Apresentação de Maria, em Bourg-Saint-Andeól, França, onde professou em 1921.
      Ainda noviça, propôs à Superiora geral, a Madre Sainte Honorine, uma fundação em Portugal. A Madre Geral escutou o projeto, e prometeu que a fundação se faria em Portugal quando houvesse vinte vocações portuguesas. Depois de Leontina ter dado a conhecer a Congregação, um grupo de portuguesas acorreu ao noviciado francês, de modo que, em 1925, existiam já trinta e três portuguesas na Apresentação de Maria, ultrapassando assim, o número pedido.
      Leontina, que em religião recebera o nome de Irmã da Santíssima Trindade, com três religiosas portuguesas, foi enviada a 3 de fevereiro de 1925, a tomar conta da obra que ela própria apresentara à Superiora Geral, a “Proteção às crianças fracas”, ao serviço dos mais pobres no Funchal, Madeira, local onde viria a fundar mais comunidades.
      Em 1935, discutiu-se e concretizou-se o projeto do Padre António Félix de Freitas e da Irmã Trindade de fundação de uma escola paroquial nos Prazeres; ainda no mesmo ano, a Obra da Direção da Proteção à Rapariga (futura ACISJF – Associação Católica Internacional ao Serviço da Juventude Feminina), sediada em Lisboa, coordenando com a Irmã Maria de Jesus o estabelecimento de um seu ramo no Funchal à Apresentação de Maria, que operará até 1943.
      Com o objetivo de utilizar a Madeira como ponto de partida para a expansão da Província Portuguesa no Continente (colégios, escolas, uma casa de oração (Setúbal, Lisboa, Fátima) e em África, a Irmã Trindade apresentou, em 1938, na Casa-Mãe, a sua proposta de alargamento da Missão em Portugal, sendo esta aprovada. Foi posteriormente aconselhada pelo Cardeal Patriarca a estabelecer-se em Setúbal, pelo que se decidiu pela instalação na “Quinta dos Bonecos,” a qual foi convertida no Colégio de mesmo nome. Já após o começo da Segunda Guerra Mundial, a Apresentação de Maria assumiu a gestão da Obra do Asilo da Infância Desvalida, também em Setúbal, reestruturada como Casa de Nossa Senhora da Saúde.
      Em 1941 deu-se a ereção do Noviciado português, no qual a Madre Trindade era Mestra de Noviças e pelo envio das primeiras missionárias para Moçambique.
      Em 1947 foi canonicamente ereta a Província Portuguesa das Irmãs da Apresentação de Maria. A Madre Trindade foi nomeada sua primeira Superiora Provincial.
      A escola, a educação, a solidariedade e a evangelização constituem traços específicos do carisma das Irmãs de Apresentação de Maria. São estas as grandes linhas que dão também forma aos diversos apostolados confiados ao zelo apostólico das irmãs da Província Portuguesa.
      Hoje, a Província Portuguesa, é formada pelas comunidades da Ilha da Madeira, Continente e Missão do Brasil.
      Em Portugal Continental, a Casa Provincial foi fundada em 1938 em Setúbal, cidade onde funciona também o Noviciado Santo Estanislau Kostka (fundado em 1941), e a Comunidade de Nossa Senhora da Saúde – Lar de Crianças e jovens desde 1942. Para além de Setúbal, existe também em Fátima a Comunidade de Nossa Senhora de Fátima – Casa de oração e acolhimento, desde 1947; em Cernache do Bonjardim a Comunidade S. Nuno de Santa Maria – Centro Social S. Nuno de Santa Maria, fundada em 1955; em Alferrarede a Comunidade de Nossa Senhora do Rosário – Centro Social desde 1973; no Montijo a Comunidade do Espírito Santo – Centro Social e inserção Paroquial, fundada 2012 e na Azambuja, a Comunidade da Fé – Centro Social e inserção Paroquial, fundada em 2013.
      Na Madeira, estão presentes no Funchal, desde 1925, nomeadamente na Comunidade Madre da Santíssima Trindade – Escola D. Maria Eugénia de Canavial (fundada em 1925); na Comunidade da Apresentação de Maria – Externato da Apresentação de Maria (fundada em 1926), na Comunidade de Nossa Senhora do Pilar (fundada em 1989) e ainda em Gaula, com a Comunidade de Nossa Senhora da Luz – Externato de S. Francisco de Sales (fundada em 1928), em Prazeres, na Comunidade de Nossa Senhora das Neves – Externato de S. Francisco de Sales (fundada em 1935) e na Calheta, na Comunidade de Nossa Senhora da Apresentação – Jardim de Infância (fundada em 1981).
      A sua presença também se verifica no Brasil, nas Missões de Miranópolis (fundada em 1998), onde funciona a sede e o Noviciado Santo Estanislau Kostka e ainda na Abadiânia com a Comunidade Nossa Senhora da Anunciação – Escola Ana Maria Rivier (a comunidade foi fundada em 1986 e a creche em 1988), em Anápolis, Comunidade S. José Operário – Estudos e acolhimento, fundada em 2001 e, por fim, em Itumbiara, onde foi fundada, em 2006, a Comunidade Rivier – Inserção Paroquial.

      A Província Portuguesa das Irmãs de Apresentação de Maria é a representação portuguesa da Congregação Soeurs de la Présentation de Marie, fundada por Marie Rivier (Montpezat-sous-Bauzon 1768 – Bourg-Saint-Andéol 1838) a 21 de novembro de 1796, no conturbado contexto da Revolução Francesa, em que se assistia à dispersão e extinção dos Institutos religiosos.
      Em 1801 a fundação da Congregação foi confirmada pelas autoridades da Diocese de Viviers, e Marie Rivier como sua Superiora geral. Marie Rivier foi beatificada pelo Papa João Paulo II a 23 de maio de 1982 e a 15 de Maio de 2022 foi canonizada em Roma, pelo Papa Francisco.
      Em 1819 a primeira comunidade instalou-se em Bourg-Saint-Andéol, antigo Mosteiro da Visitação, que foi a Casa-mãe da Congregação. Em 1967 a administração geral passou a ser em Castel Gandolfo.
      A partir de 1833 começou a sua expansão fora de França e em 1909 o Papa Pio X assinou o decreto pelo qual a Congregação se tornou de Direito Pontifício. Em 1947 foi organizada em Províncias, o que deu origem, segundo as características e condições de cada lugar, a Regiões e Missões.
      A Congregação tem como missão a educação cristã das crianças e da juventude, bem como estar junto daqueles que mais sofrem, particularmente, os mais pobres.

      Geographical and cultural context

      Mandates/Sources of authority

      Administrative structure

      Records management and collecting policies

      Buildings

      Holdings

      Finding aids, guides and publications

      Access area

      Opening times

      Access conditions and requirements

      Accessibility

      Services area

      Research services

      Reproduction services

      Public areas

      Control area

      Description identifier

      Institution identifier

      Rules and/or conventions used

      CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISDIAH: Norma Internacional para Descrição de Instituições com Acervo Arquivístico. Trad. Comitê de Boas Práticas e Normas. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2009, 88 p.

      Status

      Draft

      Level of detail

      Partial

      Dates of creation, revision and deletion

      2025

      Language(s)

      • Portuguese

      Script(s)

        Sources

        https://apresentacaodemaria.pt; PUREZA, Irmã Maria da - Em tudo a vontade de Deus: vida da Madre Maria da Santíssima Trindade..., [S.l. : s.n., D.L. 1984].

        Maintenance notes

        Criado por Alice Borges Gago, Lea Guerreiro e Nuno Estêvão Ferreira.

        Access points

        Access Points