Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1640-[18--] (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
71 cap.; 7 liv.; papel.
Zona do contexto
Nome do produtor
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Inclui certidões de capelas; certidões e autos de conta de capelas de missas; doação de casas à irmandade com a obrigação de dizer missas e de pagar os dotes de órfãs de irmãos segundo o número e valor indicados; tombo das capelas do coro, instituídas pelo prior João Antunes Monteiro; certidão da escritura padrão da capela; carta de arrematação relativa a capelas; documentos e quitações sobre transações dos rendimentos das capelas; pensões pagas a diversas religiosas por escrituras feitas com a irmandade; ordem de suspensão das capelas do coro da irmandade; requerimento de um capelão contra a irmandade para que lhe seja pago o tempo que serviu; recibos de capelas instituídas; certidões de quitação relativas aos encargos com as capelas que a irmandade administrava; certidão das capelas instituídas por el-rei D. Afonso IV e sua mulher Dona Brites na Sé de Lisboa e redução dos encargos pios; verbas de redução de encargos de diversas capelas; recibos e certificados dos valores referentes a multas impostas aos capelães; recibos relativos aos pagamentos ao Hospital de S. José dos encargos de capelas; certidão de testamento e legado.
Integra ainda certidões de missas de diferentes instituidores e um livro de registo das certidões de missas passadas pelos capelães pelas almas dos irmãos.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Ordenação cronológica.
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- português
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
No geral a documentação encontra-se em bom estado de conservação. Os livros apresentam encadernações em seda crua, pergaminho e em carneira trabalhada. Alguns fólios apresentam sujidade, foxing, borrões, trespasse de tinta, sinais da ação de bibliófagos, esmaecimento da tinta com diminuição de legibilidade, encarquilhamento e pequenos rasgos; a documentação avulsa apresenta foxing, sinais da ação de bibliófagos e roedores, em alguns casos com perda de informação, sinais de exposição ao fogo, lacunas no papel, encarquilhamento, amarelecimento e buracos no papel causados pela acidez da tinta ferrogálica, rasgões, perda parcial de contraste da mancha gráfica, com diminuição da legibilidade. Sugere-se a digitalização do documento para salvaguarda dos conteúdos informacionais.