Conjunto de documentos produzidos, recebidos e acumulados pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de Nossa Senhora da Encarnação de Lisboa, abarcando o período de 1698 a 2000, tendo-se perdido a maior parte dos documentos devido ao Terramoto de 1755 e sequente incêndio, que destruiu o templo e todas as suas dependências, incluindo o arquivo da Irmandade. Este fundo documental integra documentação relativa à constituição e regulamentação, aos órgãos de governo e administração, à gestão administrativa, financeira e patrimonial e aos irmãos da Irmandade do Santíssimo Sacramento. Destacam-se, pela sua importância para o conhecimento da história da instituição, os vários compromissos e estatutos aprovados entre 1817 e 1935, a documentação produzida pelos órgãos da administração, Mesa e Assembleia-geral, entre 1698 e 2000, a documentação financeira, constituída por séries de livros bastante completa e a documentação relativa aos irmãos da Irmandade. Digna de destaque é também a documentação relativa às obras de reconstrução da Igreja, que descreve em vários conjuntos documentais todos os passos dados, desde o desentulho iniciado logo em 1756, as soluções encontradas para angariar dinheiro para as obras, a escolha dos arquitectos, pintores e dos próprios projectos, até ao esforço de reedificação que, por falta de recursos, só terminou em 1867, com o acabamento da fachada, deixando até hoje por construir as torres projectadas da Igreja. Podem ainda ser encontrados na secção do Cartório, documentos relacionados com a gestão financeira destacando-se os documentos relativos à actividade creditícia da Irmandade, que emprestava dinheiro a juro a irmãos, religiosos e até a alguns titulares e à gestão das contas correntes dos legados pios e administração dos bens dos testadores.
UntitledAqui se inclui a colecção da correspondência recebida pela Irmandade do Santíssimo Sacramento. Falta a correspondência que respeita aos anos de 1895 a 1911 e de 1959 a 1977. Alguns documentos apresentam o despacho da Mesa relativamente ao(s) assunto(s) tratado(s). Por vezes inclui também minutas e cópias das respostas às cartas, ofícios ou requerimentos recebidos. Existe uma subsérie documental constituída por correspondência trocada com o Patriarcado, referente aos anos entre 1934 e 1993, com a ref.ª PT-INSE-ISSIE/GA/02/01.
Série composta apenas por um livro, constituído segundo a art.º 108.º do Regulamento Geral das Associações de Fiéis, sem registos.
Orçamentos dos anos de 1923 a 1939. Alguns dos processos, a partir de 1935, contêm igualmente a Conta da receita e despesa da Irmandade. Possui ainda uma série de mapas manuscritos de 1934 a 1939, com a descrição da receita e despesa em resumo, por verba orçamental.
Índice da receita f. 1, índice da despesa f. 1 v.º, registos de receita f. 5-57, de despesa f. 61-109 v.º., resumo da receita f. 110-111, resumo da despesa f. 112-114 e o encerramento da conta f. 115-115 v.º (1753-08-19). Tesoureiro: Brás Soares e Brandão; Nuno Prestes da Silva. Escrivão: Francisco Xavier de Sousa Caro.
Índices da receita e despesa iniciais, receita f. 3-48, despesa f. 52-106, resumo da receita f. 107-107 v.º, resumo da despesa f. 108-108 v.º e o encerramento da conta f. 109-109 v.º (1760-09). Tesoureiro: Filipe de Santiago Ribeiro. Escrivão: Francisco Xavier de Sousa Caro.
Registos da receita f. 1-46, da despesa f. 48-96, resumo da receita f. 97-98, resumo da despesa f. 99-99 v.º, receita geral f. 100-101 v.º, despesa geral f. 102-103 v.º, termo de entrega ao tesoureiro f. 104-108, encerramento da conta f. 109-111 (1763-09-25), o termo de revisão da conta f. 109-111 e termo de encerramento e quitação f. 111 (1763-09-25). Na capa, na parte inferior, possui uma anotação que refere: “Com mais 5 - L.os de rec.ta e desp.ª e hua Linha de papeis de d.os desp.ª q comprehende todos os L.os” [Com mais cinco livros de receita e despesa e uma linha de papéis de documentos de despesa que compreende todos os livros]. Tesoureiro: Nicolau Monjardino. Escrivão: José António Soares de Noronha.
A série documental anterior, designada por Receita e despesa da Irmandade (com a ref.ª PT-INSE-ISSIE/GF/03), subdivide-se, a partir de 1763, em dois subconjuntos documentais distintos: os livros de Receita da Irmandade e os livros de Despesa da Irmandade (ver série com a ref.ª PT-INSE-ISSIE/GF/03/02). A presente subsérie documental é constituída por dez livros com registos da receita da Irmandade, que continuam cronologicamente os da série anterior e em relação aos quais são semelhantes, em organização e conteúdo. Alguns dos livros desta série abarcam mais do que um ano económico, como resultado do mesmo tesoureiro permanecer no cargo durante vários anos consecutivos. Inclui também, no final dos averbamentos da receita, um resumo da mesma receita, a revisão das contas pelos irmãos contadores, o termo de encerramento das contas e termo de entrega das contas, no final de cada ano económico ou quando existe mudança de Tesoureiro. Apenas os livros 01 e 09 possuem índice.
Registos da receita separados por anos económicos. 1767/1768 - Receita f. 1-88, resumo da receita f. 89-90, encerramento da conta f. 90-91 (1768-09-11) e termo de entrega ao tesoureiro seguinte f. 92-94 (1768-09-11). 1768/1769 - Receita f. 97-185 v.º, resumo da receita f. 186-187, resumo e encerramento da conta f. 188-188 v.º (1771-01-04). Não possui termos de abertura e encerramento. Tesoureiro: Bernardo Gomes Jácome da Costa; Tomás de Aquino Tavares. Escrivão: Ângelo Leitão; Nuno Prestes da Silva.
Registos da receita separados por anos económicos. 1769/1770 - Receita f. 1-65, receita total f. 66-66 v.º, resumo e encerramento da conta f. 67-67 v.º (1771-01-30). F. 68-87 em branco. 1770/1771 - Receita f. 88-153, receita total f. 155-156, resumo e encerramento da conta f. 157-158 (1771-10-27). Não possui termos de abertura e encerramento. Tesoureiro: Tomás de Aquino Tavares. Escrivão: Nuno Prestes da Silva; Henrique José de Sequeira.
As contas não se encontram separadas por anos económicos. Apresenta as rúbricas da receita e depois os carregamentos individualizados, por ordem cronológica. Inclui os registos da receita f. 2-128, receita geral f. 129-130 v.º, resumo e encerramento da conta f. 131-131 v.º (1777-03-31), despacho da Mesa para ser efectuada a revisão das contas e o termo de revisão das mesmas contas f. 132 (1778-10-01). Tesoureiro: Tomás de Aquino Tavares. Escrivão: Henrique José de Sequeira.
Registos da receita f. 1-68 e os termos de encerramento e quitação f. 70 (1804-02-03). Possui ainda um índice solto no início, com o título de “Index dos titulos do L:º da Receita N.º 17”. Os últimos registos, referentes a 1803, só têm assinatura do Escrivão. Tesoureiro: Francisco António Colffs. Escrivão: José Coelho Guimarães.
Registos da receita f. 2-70. Inclui uma “Relação dos conhecimentos assignados pelo velho thezoureiro Francisco Antº Colffs e que delles se não faz menção na sua receita ou Conta” f. 71. Possui ainda um índice no final, a seguir a f. 72, com um marcador com indicação “INDE” e o termo de encerramento das contas f. 70 v.º- 72 (1806-05-29), com requerimento do tesoureiro dizendo que não podia pagar a dívida à Irmandade com o respectivo Despacho da Mesa. Tesoureiro: Cipriano Rodrigues de Oliveira. Escrivão: Manuel Ribeiro Guimarães.
Despesas realizadas com as várias testamentarias. Apresenta os registos da despesa da Irmandade relativa ao ano económico de 1769/1770 f. 1 a 13, o resumo da despesa de 1769/1770 f. 14-15, a despesa da Irmandade do ano de 1770/1771 f. 19 a 28 e resumo da despesa de 1770/1771 f. 30-31. Tesoureiro: Tomás de Aquino Tavares. Escrivão: Nuno Prestes da Silva; Henrique José de Sequeira.
Registos organizados cronologicamente, mas não separados por anos económicos. Contém os registos da despesa da Irmandade f. 1-62 e resumo total da despesa f. 66. Tesoureiro: Tomás de Aquino Tavares. Escrivão: Henrique José de Sequeira.