Série documental constituída por dez livros, contendo os registos de receita e despesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento, entre 1752 e 1763. Cada livro abrange os registos respeitantes a um ano económico, apresentando inicialmente as verbas da receita da Irmandade e, em seguida, as da despesa. Cada um dos registos da receita indica a quantia entregue ao irmão tesoureiro e a referência da origem da receita. Cada registo da despesa indica a quantia despendida pelo tesoureiro e a referência ao destino da mesma despesa. Todos os registos são efectuados pelo escrivão da Mesa da Irmandade, que os assinava juntamente com o tesoureiro. É ainda o escrivão da Mesa que passa todos os conhecimentos, que são entregues pela Irmandade como comprovativo dos valores recebidos. No final de cada livro apresenta-se um resumo da receita, um resumo da despesa e um termo de encerramento da conta do irmão tesoureiro, indicando: as datas de início e fim do ano económico, resumo geral dos recebimentos efectuados e das despesas realizadas, a quantia em dívida, a despesa e receita registadas no livro de receita e despesa da Fábrica (Ver série com ref.ª PT-INSE-ISSIE/GF/04) e o saldo da conta. O termo de encerramento da conta faz ainda referência à entrega da receita ao irmão tesoureiro que sucede ao cessante. Este termo de encerramento e quitação é assinado pelo escrivão, juiz e procuradores da Irmandade. Estes livros possuem índice, indicando, em cada entrada, o nome ou cargo a quem foi feito o pagamento ou de quem a Irmandade recebeu ou referência ao tipo de despesa ou de receita e o fólio do livro onde se encontra lançada a verba respectiva. Os registos assentes nesta série de livros têm continuação nas duas subséries - Receita da Irmandade, entre 1763 e 1804 (ref.ª PT-INSE-ISSIE/GF/03/01) e Despesa da Irmandade, entre 1763 e 1805 (PT-INSE-ISSIE/GF/03/02).
Série constituída apenas por um livro, em que se registam os valores das jóias prometidas por cada um dos mesários e mordomos da Irmandade do Santíssimo Sacramento. No título inscrito em cada folha indica-se o ano de gerência da Mesa da Irmandade e nos registos assenta-se o cargo, o nome e o valor que fora prometido pagar de jóia.
Série documental constituída por dezassete livros, com os registos de receita e despesa da Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Encarnação, respeitando, cada um destes livros, a um ou mais anos económicos, apresentando as contas do irmão tesoureiro respeitantes à gestão económica da Igreja. A apresentação das verbas de receita e despesa da Fábrica é realizada da mesma forma que nos livros dos livros da receita e despesa da Irmandade (ver séries com a ref.ª PT-INSE-ISSIE/GF/03, PT-INSE-ISSIE/GF/03/01 e PT-INSE-ISSIE/GF/03/02). Inclui, como nas séries referidas, um resumo da receita e um resumo da despesa no final de cada ano económico ou quando se verifica mudança de tesoureiro, um termo de encerramento da conta, assinado pelo juiz, procurador da Mesa, procurador da Irmandade e pelo escrivão, este último também responsável pela escrita dos livros, assinando, juntamente com o tesoureiro, os registos de recebimentos e pagamentos. Os livros 1 a 3 apresentam também um índice inicial, com um alfabeto da receita e um da despesa, separados, referentes a cada um destes livros, fazendo referência à receita e à despesa e indicando o fólio respectivo.
Série documental composta por um único livro com os registos relativos a recebimentos e pagamentos da responsabilidade do andador, indicando os rendimentos anuais provenientes das tochas e das sepulturas e a despesa anual da Irmandade do Santíssimo Sacramento. Os termos são registados pelo Andador e são assinados pelo escrivão da Mesa da Irmandade.
Série documental constituída por um livro, contendo os assentos da despesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento, realizados por Francisco António Colffs, Tesoureiro da mesma Irmandade, entre 1790 e 1803.
Série documental constituída por dois livros com os registos da receita da Irmandade do Santíssimo Sacramento realizados pelo tesoureiro da mesma Irmandade, Francisco António Colffs.
Série documental constituída por um livro contendo os assentos das folhas da obra de construção da Igreja, entre 1790 e 1803, realizados pelo Tesoureiro Francisco António Colffs. Existem outros livros de despesa com as obras de reedificação da Igreja de Nossa Senhora da Encarnação que constituem a série com ref.ª PT-INSE-ISSIE/GP/OI/01.
Série documental constituída por um livro, registando os diversos encargos que a Irmandade do Santíssimo Sacramento era obrigada a satisfazer anualmente, instituídos por diversos benfeitores, como sejam: capelas, missas, missas cantadas, dotes, esmolas aos enfermos, pobres e/ou presos; culto dos santos; celebração de festividades, como as de S. Sebastião, Nossa Senhora da Encarnação e Corpo de Deus; celebração dos ofícios da Semana Santa, Lausperene, Domingos e Dias Santos; sufrágios pelas Almas dos irmãos falecidos; pagamentos de ordenados aos empregados e prestadores de serviços (andador, sineiro, procurador agente, escriturário, capelães, sacristão, com as suas opas e sobrepelizes); outras despesas diversas da responsabilidade do Tesoureiro ou do Procurador; despesas da Fábrica, entre outras.
Série constituída apenas por um livro em que são registados os termos de arrendamento entre a proprietária (a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja da Encarnação) e os respectivos inquilinos.
Série documental constituída por um livro no qual, segundo consta do texto do termo inicial (f. 1) assinado pelos membros da Mesa da Irmandade, se deveriam descrever, em forma de inventário, os bens, todas as acções activas e passivas da Irmandade e em seguida os movimentos de receita e despesa, lançados mensalmente. Em sessão de Mesa da Irmandade de 1806-01-01, resolvera-se "mudar de método e estabelecer huma forma de Escripturação tanto clara como fácil de pôr em pratica por quaisquer pessoas".
Série constituída por um livro de registo de rendas, abarcando o período entre o primeiro semestre de 1812 e o segundo semestre de 1817. Existem listas semelhantes com os rendimentos das propriedades no livro com a ref.ª PT-INSE-ISSIE/GP/PR/01-02. Este registo parece ter servido de base para serem emitidos os recibos de rendas, todos os semestres, para serem entregues ao cobrador da Irmandade e este poder colectar os inquilinos.
Série documental constituída por um livro, em que constam os assentos da conta corrente que teve o Procurador da Mesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento - Manuel Francisco da Cruz - com o Tesoureiro da mesma Irmandade, entre 1812 e 1817. O Procurador da Mesa estava encarregue de proceder às cobranças dos rendimentos pertencentes à Irmandade e fazer alguns pagamentos determinados pela Mesa. Destas duas actividades distintas resultam os tipos de registo diferenciados que este livro apresenta.
Apresentação, em Outubro de 1819, do projecto do empréstimo gratuito pelos irmãos da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de Nossa Senhora da Encarnação: Domingos Gomes Loureiro, Manuel Ribeiro Guimarães e Anacleto da Silva Morais. Esta apresentação explica as razões do projecto, as condições em que deveria decorrer o empréstimo, os livros e documentos que deveriam existir, os modelos dos livros e documentos referidos e as instruções de preenchimento dos mesmos.
Série documental constituída por um livro contendo a relação de bens da Irmandade do Santíssimo Sacramento, como padrões, propriedades de casa, bens móveis e rendimentos provenientes de empréstimos de dinheiro a juro, para os quais se indicam o valor do rendimento que cabe à Irmandade. Indicam-se ainda os outros rendimentos dos quais a Irmandade usufrui, mas que não são certos, pelo que não se indicam o valor do rendimento, como as jóias dos mesários e irmãos novos, esmolas de paroquianos, pratas e tochas que acompanham os baptizados e os enterros com cruz, tocheiros e tarimba.
Série constituída por duas unidades de instalação: a primeira trata-se de livro dividido em duas partes: uma com os livros existentes no Arquivo da Irmandade, datado de 1820, seguido de um índice onomástico dos tesoureiros e escrivães e a descrição dos documentos avulsos, organizados por armário e maços onde estavam acondicionados. A segunda unidade é um maço onde foram acondicionadas umas folhas com minutas de descrição de documentos contidos em maços, sem indicação de data de produção, numerados de um a catorze, indicando o número de processo e descrição do conteúdo.