Índice do Livro de Razão A (Ver série com ref.ª PT-INSE-ISSIE/GF/16-01). Apresenta em anexo outro idêntico, com o título “Alphabeto”, que se encontra incompleto. Possui marcadores alfabéticos, por rúbricas orçamentais e indica a entidade / indivíduo ou tipo de receita / despesa e fólio do Livro Razão em que se localiza o assento.
Aceitação dos testamentos de diversos benfeitores da Irmandade do Santíssimo Sacramento, como o da instituidora, a Condessa de Pontével, o testamento de Rebelo do Campo, da Ordem do Monte do Carmo e de outros benfeitores e a sua aceitação pela Irmandade; determinações relativas a enterros, instituição de capelas, ordenados, entre outros.
Série composta de dois livros com o registo de acórdãos da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja da Encarnação. Tem transcrição autenticada das escrituras celebradas entre o Cabido da Sé de Lisboa e a Condessa de Pontével, D. Elvira Maria de Vilhena, relativamente à fundação e edificação da Igreja com o título de Nossa Senhora da Encarnação e a que concede a Fábrica da Igreja e rendimento dos covais e sepulturas no corpo da Igreja à Irmandade do Santíssimo Sacramento, em contrapartida do cumprimento das obrigações descritas no mesmo documento. Apresenta ainda o registo de termos de aceitação de legados, avaliação de casas recebidas por doação ou testamento, de instituição de capelas, nomeação de dotes instituídos pelos testadores, acórdãos relativos a dinheiro que se deu a juro, cofre de três chaves com dinheiro da Irmandade, provimento e despedimento de capelães, provimento de meninos de coro e sacristia, acórdãos relativos à nomeação de um Procurador-geral, sobre a aposentadoria do andador, provimentos do andador, sineiro e outros empregados, aumento de ordenados, sobre a reedificação e obras na Igreja, para se edificarem casas por detrás da Igreja para aluguer, entre muitos outros assuntos.
Acórdãos da Mesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento, relativos ao período entre 1818 e 1828. Em anexo apresenta documentos com várias anotações relativas aos Acórdãos contidos neste livro, sem data. Este livro contém termos de abertura e de encerramento. Juiz: António José Coelho. Escrivães: António José Maria de Brito (1818-1819); Gaspar Feliciano de Morais; Anacleto da Silva Morais; António Mazziotti (1828).
Livro onde se registam as decisões tomadas pela Mesa da Irmandade relativamente a: aceitação de novos irmãos, nomeação para os cargos pagos, aumento de ordenados, nomeações para a Comissão de Exame das Contas da Irmandade, alterações ao Compromisso tomadas em Junta Grande, entre outros assuntos.
Série composta por dois livros. Os assuntos são diversos, versando sobre eleição de nova Mesa, apreciação dos Relatórios e Contas apresentadas pela Mesa, projectos de obras, alterações ao Compromisso, questões com o Prior da Paróquia, aumento de ordenados, entre outros. Nos livros que compõem a série seguinte - Actas das Sessões da Mesa e Assembleia-geral (ver série com a ref.ª PT-INSE-ISSIE/OA/05) surgem registadas actas da Assembleia-geral da Irmandade, de 1894 a 1978, interpoladas com as actas das sessões da Mesa da Irmandade. De 1978 em diante as actas da Assembleia-geral encontram-se registadas nos livros que compõem a série com o título - Actas das Sessões das Assembleias-gerais ordinárias e extraordinárias (ref.ª PT-INSE-ISSIE/AO/06).
Livro das actas das sessões da Assembleia-geral da Irmandade, ordinárias e extraordinárias, organizadas cronologicamente. As actas estão numeradas de 1 a 4. Possui termos de abertura e encerramento.
Actas das reuniões da Comissão Administrativa da Irmandade do Santíssimo Sacramento numeradas de 1 a 16, entre o período de Março de 1911 e Fevereiro de 1912. Inclui ainda as Actas da Assembleia-geral da Irmandade de 22 de Dezembro de 1911, onde se nomeia uma comissão de irmãos para proceder à elaboração dos novos Estatutos e a de 29 de Dezembro de 1911, onde se procedeu à eleição dos cargos da Mesa e Conselho de Definição da Irmandade. Não apresenta termos de abertura nem de encerramento.
Série documental constituída por um único livro com os registos das actas da Comissão Administrativa da Irmandade, nomeada pelo Governo Civil de Lisboa em 9 de Março de 1911. Desta série constam os registos das actas com os números 1 a 16, entre o período de Março de 1911 e Fevereiro de 1912.
Livro das actas das sessões da Mesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento e das reuniões da Assembleia-geral da Irmandade. Tem assinalado, antes da transcrição da Acta, se se trata de uma sessão da Mesa ou de uma Assembleia-geral. As actas deste livro estão numeradas de 555 a 610, com numeração seguida, independentemente de se tratar de actas das sessões da Mesa ou da Assembleia-geral. Possui apenas o termo de encerramento. Não tem Termo de abertura, e no encerramento diz-se “(…) rubricadas por mim Padre Manuel Martins, Presidente da Comissão Administrativa, a partir da página cento e quatorze, por ter sido nesta página que tomou posse a Comissão de que sou presidente, por nomeação do Senhor Patriarca. Lisboa 18 Out.º 1989”. Na acta n.º 607, de 1989-10-18 tem uma anotação que diz que “ O Senhor Padre Manuel Martins Paroco da Igreja de Nossa Senhora da Encarnação leu o documento do Patriarcado com data de onze de Outubro de mil novecentos e oitenta e nove e devidamente arquivado que nomeava os presentes para uma Comissão Administrativa da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Freguesia de Nossa Senhora da Encarnação”. Refere ainda a necessidade de renovação dos Estatutos, tendo por base a Conferência Episcopal de Abril de 1987. Estavam presentes o Padre Manuel Martins (Presidente) e os Senhores António Martins Lopes (Secretário) e Carlos Alberto de Almeida (Tesoureiro).
Livro das actas das sessões da Mesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento e das reuniões da Assembleia-geral da Irmandade. Tem assinalado, antes da transcrição da Acta, se se trata de uma sessão da Mesa ou de uma Assembleia-geral. As actas deste livro estão numeradas de 359 (continuação do livro anterior) a 451, com numeração seguida, independentemente de se tratar de actas das sessões da Mesa ou da Assembleia-geral. Possui termos de abertura e encerramento. O prior da Paróquia era constituído Delegado do Cardeal Patriarca para, segundo o Can. 715, do Código de Direito Canónico, § 1.º, superintender na Assembleia-geral da Irmandade para a eleição de novos corpos gerentes. Em anexo tem um ofício testemunho de 1953.
Livro das actas das reuniões da Mesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento e das reuniões da Assembleia-geral da Irmandade. Tem assinalado, antes da transcrição da Acta, se se trata de uma sessão da Mesa ou de uma Assembleia-geral. As actas deste livro estão numeradas de 452 a 554, com numeração seguida, independentemente de se tratar de actas das sessões da Mesa ou da Assembleia-geral. Possui apenas o termo de abertura.
Livro das actas das sessões da Assembleia-geral da Irmandade, ordinárias e extraordinárias, organizadas cronologicamente. As actas estão numeradas de 1 a 3. Possui apenas o termo de abertura.
Livro das actas das sessões da Mesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento e das reuniões da Assembleia-geral da Irmandade. Tem assinalado, antes da transcrição da Acta, se se trata de uma sessão da Mesa ou de uma reunião da Assembleia-geral. As actas deste livro estão numeradas de 610 a 640, com numeração seguida, independentemente de se tratar de actas das sessões da Mesa ou da Assembleia-geral. Possui apenas o termo de encerramento. Continua a administrar a Irmandade uma Comissão Administrativa, até 12 de Abril de 1997, data em que, na Assembleia-geral, são nomeados novos corpos gerentes da Irmandade. Possui termos de abertura e encerramento.
Esta série documental, composta por três livros, inclui as actas das sessões da Mesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento, no período de 1803 a 1893, excepto no período de 1858 a 1862, em que as actas transcritas se referem às sessões da Comissão Administrativa da Irmandade. As actas das sessões de Mesa da Irmandade continuam na série de Actas das Sessões da Mesa e Assembleia-geral da Irmandade a partir de 1894 (ver série com ref.ª PT-INSE-ISSIE/AO/05). Em cada sessão de Mesa são apresentadas as propostas, petições, consultas, reclamações, avisos, etc. e depois a resolução da Mesa relativa ao assunto exposto. Temática dos assuntos levados à Mesa: nomeação da Mesa e definidores, apresentação de contas, provimento e despedimento de pessoal contratado, admissão de novos irmãos, realização de obras na Igreja, dívidas e empréstimos, festividades, tabela de emolumentos, relação com inquilinos, devedores, prior da Igreja, entre outros. Existem ainda um subconjunto documental que corresponde a dois maços com documentos de natureza distinta, reunidos pela Comissão Administrativa (1859-1861) - ver subsérie com as ref.ª PT-INSE-ISSIE/AO/01/01.