Documentação produzida, recebida e acumulada no âmbito da atividade administrativa e religiosa da Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira do Ofício dos Confeiteiros. Contém documentação gerada pelos orgãos gerentes consignados nos estatutos, aos quais compete a gestão administrativa e financeira dos bens e rendimentos da irmandade, bem como, prover o culto ao seu orago e ao Santíssimo Sacramento.
Comporta os referidos estatutos; atas e termos das sessões ordinárias e extraordinárias da Mesa da irmandade e Assembleia Geral; processos de aprendizagem e ingresso de irmãos na irmandade; acham-se inventários e catálogos de bens e propriedades; várias escrituras de propriedades; processos de assistência e beneficência; correspondência recebida e expedida pela Mesa; requerimentos recebidos de natureza vária; sentenças cíveis e litígios; e processos de eleições.
Decorrente da gestão financeira, encontram-se documentos de despesa e receita, principalmente relativos à posse, construção e reparação de propriedades; despesas com festividades; acham-se avaliações de bens móveis e imóveis; várias contas e orçamentos gerais.
Inclui atestados de aprendizagem do ofício de aprendiz de confeiteiro e conjuntos de diplomas/patentes impressas (não preenchidos) passados aos irmãos admitidos, em cumprimento das disposições especificadas na regulamentação interna vigente.
Contém "instrumento dado em pública forma com o treslado de um Alvará do Cardeal Infante Rei" de aprovação do compromisso da Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira. Acompanham dois ofícios do mesmo teor.
Contém documentação produzida no âmbito das sessões ordinárias e extraordinárias da Assembleia Geral. Inclui atas das sessões e documentação referente às eleições para o corpo gerente da irmandade.
Contém atas das sessões ordinárias e extraordinárias da Assembleia Geral da Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira.
Atas e termos das deliberações produzidas nas sessões da Mesa da Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira. Contém os seguintes documentos: termos do Ofício de Confeiteiro da Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira; termo que o prior e Colegiada de São Julião fizeram pela função da "exposição do Santíssimo Sacramento em Lausperene" enviado à Ermida de Nossa Senhora da Oliveira; lançamento dos termos e definições de Juntas Grandes que são propostas pelos juízes do Ofício de Confeiteiro da irmandade; registo das ordens da Mesa da Bandeira de Nossa Senhora da Oliveira; atas e termos da Mesa da Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira; entre outros.
Atestado de aprendizagem do ofício de aprendiz de confeiteiro a Esterro Gracia, filho de Tomás Gracia e Inês Rosa.
Atestado de aprendizagem do ofício de aprendiz de confeiteiro a Tomás de Aquino Seabra Antunes, filho de José Severino Antunes e Ana Joaquina Vitória.
Atestado de aprendizagem do ofício de aprendiz de confeiteiro a Teodoro José Roiz de Figueiredo, filho de José Roiz de Figueiredo e Leonarda das Mercês.
Duas certidões de Joaquim Pedro Caroço e Vicente Alves, mestres e medidores, sobre avaliação de uma parede de pedra e cal feita pela irmandade na Travessa de São Julião.
Três exemplares de uma avaliação da Capela de Nossa Senhora da Oliveira, atendendo ao valor dos terrenos, segundo os seguintes critérios: preços "locais, preços dos materiais de construção, e à elevação dos jornais do pessoal operário".
Avaliação de Joaquim Pereira Caroço, mestre e medidor do ofício de pedreiro, do cano mandado fazer pela irmandade no meio da Travessa de São Julião.
Avaliações e medições de propriedades e bens da Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira realizadas por avaliadores externos.
Destacamos uma avaliação da Capela de Nossa Senhora da Oliveira (1920).
Ofício dirigido ao cardial Dom Manuel II, a requerer a aprovação dos estatutos reformados. Contém a conta de despesa referente ao requerimento. Acompanham vários autos de sessões da Assembleia Geral da irmandade para a eleição bienal dos seus corpos gerentes, nos quais consta a data em que ocorreu a sessão, os biénios referentes à eleição, os nomes dos irmãos eleitos, data de entrega e assinatura do provisor e vigário geral, assinatura do secretário da Câmara Patriarcal, assinatura do secretário, conta de despesa, assinatura do escrivão, data de "Visto", assinatura do pároco.
Ofício do escrivão do povo José Gomes Claro dirigido aos juízes da bandeira de Nossa Senhora da Oliveira, por ordem do juiz do povo Domingos Vicente Conde, a remeter uma cópia do "anúncio da subscrição voluntária para o resgate dos cativos portugueses em Argel", dizendo que é dever dos juízes de Bandeira de Nossa Senhora da Oliveira difundir este anúncio de modo a que se cumpra no prazo de oito dias, encarregando os juízes das respetivas diligências.