Trata-se de um programa/inscrição de um retiro que decorreu de 7 a 12 de Abril de 1953, incluindo uma peregrinação a Fátima. As páginas 1 a 3 estão ocupadas pelo programa e a página 4 por um formulário para os interessados se inscreverem. Neste caso o formulário, numerado com o nº 5, está preenchido por D. Guilhermina de Vasconcelos e Sousa. Este documento tem dentro uma carta da Irmã Josefina Silva comunicando a alteração do programa devido ao falecimento da mãe do P. Guimarães, diretor do Conselho Nacional das Filhas de Maria Imaculada e diretor das Filhas de Maria da Casa Central.
Trata-se de um programa da solenidade da bênção da Capela de Maria Imaculada das Filhas da Caridade de S. Vicente de Paula. Tem nota manuscrita por D. Guilhermina: “Dia 15, pelas 16 horas recepção pela Madre Geral”.
Trata-se do texto francês da primeira consagração ao Sagrado Coração de Jesus composta pela santa vidente do Sagrado Coração, com a nota manuscrita: “Paray-le-Monial 28-09-1933”.
O documento é o comprovativo da entrada para esta confraria ou irmandade de D. Guilhermina de Vasconcelos e Sousa, que ficou registada no livro dos Irmãos, a folhas 136. Integra a transcrição da tradução do Breve do Papa Inocêncio XII concedendo indulgências perpétuas à Confraria e as assinaturas de todos os intervenientes neste ato.
O documento é um guia para os peregrinos que se dirigiam a Roma por ocasião do Ano Jubilar de 1933-1934, incluindo um formulário para solicitar a concessão de uma audiência pelo Papa Pio XI, assinado por D. Guilhermina de Vasconcelos e Sousa.
A documentação é constituída por documentos relativos à vida religiosa e espiritual de D. Maria Guilhermina de Vasconcelos e Sousa, a saber: pagelas, programas, folhetos e correspondência recebida.
Maria Guilhermina de Vasconcelos e Sousa