Zona de identificação
Identificador
Forma autorizada do nome
Forma(s) paralela(s) de nome
Outra(s) forma(s) de nome
- Fundação D. António Ferreira Gomes
Tipo
- Privado
Zona de contacto
Tipo
Endereço
Endereço
Localidade
Região
Nome do país
Código Postal
Telefone
Fax
Nota
Área de descrição
Histórico
A Fundação SPES foi criada por António Ferreira Gomes – bispo do Porto em 1989-04-13 (data do seu óbito), por ordem do seu testamento 1977-08-21, definida nestes termos:
• “A Fundação Spes é uma instituição de natureza perpétua, de fins benéficos, educativos e culturais, sob inspiração cristã.”
• “A acção da Fundação Spes desenvolver-se-á em toda a Diocese portucalense, com preferência para as cidades do Porto e Penafiel, Vila Nova de Gaia e seus termos.”
• “Os fins educativos e culturais da Fundação Spes orientar-se-ão sobretudo para a formação e desenvolvimento intelectual dos adultos que se queiram cristãos, e designadamente para os estratos sociais mais cultos e responsáveis. Como meios para tal fim, além dos serviços ordinários da biblioteca, deverão considerar-se lições públicas, conferências e cursos: muito especialmente, quando isso seja possível, cursos de actualização em filosofia, sociologia e teologia cristãs, destinados a pessoas formadas e regidos por mestres eminentes de nível europeu, eventualmente aposentados do ensino escolar, cursos que seriam depois publicados em livro.”
Apesar de ter sido criada em 1989 a regularização legal desta instituição só foi concretizada pelo Despacho n.º 15153/2009 - Declaração de utilidade pública:
“A Fundação SPES, pessoa colectiva religiosa, n.º 504377388, com sede na Diocese do Porto, concelho do Porto, é uma pessoa colectiva religiosa com carácter perpétuo desde 12 de Dezembro de 1999. Foi constituída por acção dos testamenteiros de D. António Ferreira Gomes, Bispo do Porto, de harmonia com o Código de Direito Canónico, e foi a concessão da sua personalidade jurídica participada, nos termos da Concordata, ao Governo Civil do Porto. Dedica -se a uma actividade de carácter benéfico, educativo e cultural sob inspiração cristã e em referência à dignidade e liberdade do homem. Desse modo, presta, através da sua acção e da realização de uma pluralidade de actividades como conferências, concursos, jornadas, publicação de livros, tradução de cartas ao Papa, concertos, entre ou tras actividades de reconhecida relevância, crescentes e importantes serviços à comunidade em especial nos concelhos do Porto, Penafiel e Vila Nova de Gaia.”
Contexto cultural e geográfico
Mandatos/Fontes de autoridade
Estrutura administrativa
Políticas de captura e gestão de documentos
Prédios
Acervos documentais
Instrumentos de pesquisa, guias e publicações
Área de acesso
Horário de funcionamento
Os interessados na consulta presencial do Arquivo António Ferreira Gomes - Bispo deverão proceder a uma marcação prévia e acordar com o(a) técnico(a) responsável a hora de visita através do email fspes@fspes.pt
Condição de acesso e uso
Acessibilidade
Público, salvo exceções impostas pelo Regulamento Geral de Proteção de Dados; especialmente a documentos com dados pessoais de indivíduos ainda vivos. A consulta a documentos restritos poderá ser analisada mediante requisição. Contactar o email: fspes@fspes.pt
Área de serviços
Serviços de pesquisa
Serviços de reprodução
Áreas públicas
Zona do controlo
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISDIAH: Norma Internacional para Descrição de Instituições com Acervo Arquivístico. Trad. Comitê de Boas Práticas e Normas. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2009, 88 p.
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão ou eliminação
2024-11-28
Línguas e escritas
- português
Script(s)
Fontes
https://fspes.pt/ https://fspes.pt/utilidadepublica.pdf - Instituição de Utilidade Pública https://fspes.pt/testamento.html - Testamento António Ferreira Gomes https://fspes.pt/estatutos.html - Estatutos Fundação SPES
Notas de manutenção
Criado por: Nuno Ribeiro