Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1756-05-15 - 1833-12-31 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
37 cap.; 3 liv.; papel.
Zona do contexto
Nome do produtor
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Contém documentação produzida no âmbito dos processos de eleição da mesa da bandeira da Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira e de membros da Casa dos Vinte e Quatro, órgão deliberativo, onde se achavam representadas as doze "bandeiras"ou corporações de ofícios na Câmara da cidade de Lisboa, sendo que cada "bandeira" era designada pelo respetivo santo padroeiro. Nossa Senhora da Oliveira era a padroeira dos confeiteiros, que era o ofício principal, tendo ainda como ofícios anexos o de picheleiro e o de carpinteiro de carruagens: inclui, sobretudo, pautas dos eleitos para os cargos de escrivão geral, mordomo, procurador e juiz da Mesa da irmandade; vários mandatos dos juízes do povo, ou juiz da Casa dos Vinte e Quatro, para a eleição dos procuradores da Mesa da irmandade e dos deputados da Casa dos Vinte e Quatro; registos dos termos das eleições da Mesa da irmandade e listas nominais dos eleitos.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Ordenação cronológica.
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- português
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
No geral a documentação encontra-se em bom estado de conservação.
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Nota
O art.º 21 do “Compromisso da Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira” aprovado a 26 de dezembro de 1911 refere que “tem voto na Assembleia Geral e por conseguinte podem ser votados, todos os membros da Irmandade do sexo masculino e de maior idade”. (PT-PSN-INSO/A/A/01/004).
Nota
Notas ao âmbito e Conteúdo: por decreto de 7 de maio de 1834, do duque de Bragança, referendado pelo ministro Bento Pereira do carmo, foram extinto os ofícios, bandeiras, Casa dos Vinte e Quatro, procuradores dos mesteres e juiz do povo. SILVA, Maria da Graça de Barros - Leis e saberes do ofício de alfaiate na época moderna. O caso da cidade de Lisboa setecentista. Tese de mestrado em História Moderna, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 2012. p. 20.
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Línguas e escritas
Script(s)
Fontes
SILVA, Maria da Graça de Barros - Leis e saberes do ofício de alfaiate na época moderna. O caso da cidade de Lisboa setecentista. Tese de mestrado em História Moderna, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 2012. 108 p.