Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1781 - 1792 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
10 mç. (34 x 22,5 cm); papel
Zona do contexto
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Documentos de despesas elaborados e/ou organizados por diversos tesoureiros da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau, entre os quais, Francisco da Silva Carneiro (1788-1790); José Freitas de Oliveira (1790-1791); José Francisco da Silva (1782-1783); Luís Joaquim de Sousa (1783-1784); Francisco Carlos Xavier (1784-1785; 1786-1787); Tomás de Aquino Seabra (1787-1788), durante o tempo em que serviram na Mesa Administrativa.
Os documentos versam, sobretudo, sobre as visitas que os enfermeiros do mês e médicos fazem aos irmãos pobres, viúvas de irmãos pobres e seus familiares e paroquianos pobres, em conformidade com as disposições do Compromisso da irmandade, atendendo às petições/requerimentos dos mesmos, os quais incluem a desobriga das duas próximas quaresmas concedidas pelo cura/prior, o pedido do provedor da Mesa para que o enfermeiro do mês seja informado do conteúdo da petição, a aprovação da Mesa, a declaração do enfermeiro e do médico em como visitaram o doente, o diagnóstico, enumeração das várias visitas, com data e valor da esmola concedida, informação adicional no caso de falecimento indicando as despesas com o caixão, coveiro e carreto da cera, etc., e o recibo assinado pelo enfermeiro, indicando o nome do tesoureiro que efetuou o pagamento e a data.
Para além dos requerimentos encontram-se ainda recibos dos boticários relativos aos medicamentos fornecidos; petições de irmãos e paroquianos pobres de esmolas para o restabelecimento da sua enfermidade.
Inclui ainda relações de despesas com consertos efetuados na casa da Caridade e em outras casas e prédios da irmandade (Beco da Cardosa, Beco do Monte); extratos de folhas do Livro de Receita da irmandade relativas a rendas de casas; recibos das despesas com causas judiciais; recibos de vencimentos.
Os maços estão numerados (20, 21, 22, 23, 25, 26, 27 e 28). No cimo de alguns dos maços existe um documento no qual se especifica que as despesas do tesoureiro citado dizem respeito ao período indicado em que serviu na Mesa, com o seu Livro da Despesa desde a folha "x" até à folha "z" , com que comprova a sua despesa, acrescendo ainda, em alguns casos, a informação de que faltam para completar dos recibos declarados a folha "z" que se lhe abonarão pelos "não cobrar os seguintes", seguindo-se rol com o número de documentos, assuntos de que tratam, montante despendido e o total, e outra enumeração de despesas que também faltam. Em alguns dos conjuntos os documentos estão numerados sequencialmente no verso.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Cronológico
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- português
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Nota
Notas ao Título: Tít. atribuído.
Nota
Notas ao Sistema de Organização: Existem falhas na ordenação cronológica dos documentos.
Nota
Notas ao Estado de Conservação: Razoável. Alguns documentos apresentam encarquilhamento, foxing, sujidade, trespasse de tinta, esmaecimento da tinta, pequenos rasgos, manchas de veículo aquoso, borrões de tinta, sinais da ação de bibliófagos e agentes biológicos (fungos) e lacunas no papel.