Documentos de despesas relativas, sobretudo, às visitas que os enfermeiros do mês e médicos fazem aos irmãos pobres, viúvas de irmãos pobres e seus familiares e paroquianos pobres, em conformidade com as disposições dos da Irmandade do Santíssimo… Read more
Documentos de despesas relativas, sobretudo, às visitas que os enfermeiros do mês e médicos fazem aos irmãos pobres, viúvas de irmãos pobres e seus familiares e paroquianos pobres, em conformidade com as disposições dos da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau, atendendo aos requerimentos dos mesmos, os quais contêm, em termos gerais, a desobriga das duas próximas quaresmas concedidas pelo padre-cura/prior, após ter atestado o estado de pobreza e que vive na paróquia, o pedido do provedor da Mesa para que o enfermeiro do mês informe a Mesa depois de ouvir o parecer do médico e por vezes também do cirurgião, informação do enfermeiro em como aceita o doente e a duração da assistência a prestar em conformidade com a informação do médico; declaração do enfermeiro e/ou do médico em como visitaram o doente, o diagnóstico, enumeração das várias visitas, com data e valor da consulta, e o recibo assinado pelo enfermeiro, indicando o nome do tesoureiro que efetuou o pagamento e a data. A documentação está organizada por ano e em pequenos conjuntos de documentos reunidos por mês, os quais que têm no início, regra geral, uma ordem de pagamento com recibo integrado relativa à importância expressa na relação dos enfermos socorridos pela Irmandade. Nessa relação consta os nomes, os montantes despendidos com as esmolas dadas aos doentes assistidos e a importância gasta no fornecimento dos medicamentos e o recibo dos valores apresentados pelo tesoureiro da Irmandade ao enfermeiro, assinado pelo enfermeiro; seguem-se as respetivas petições dos doentes contendo os elementos já descritos acima, podendo apresentar pequenas variações; informações do médico ao enfermeiro do mês com a data em que deverá o doente ter alta, nome do doente, morada e motivo da alta, data do documento e assinatura; ordens de pagamento com recibos integrados assinados pelo provedor, pelo secretário e fiscais da Irmandade ou pelo beneficiário, relativos às despesas com os enfermos socorridos. Inclui ainda, ordens de despesa relativas a vencimentos (andador, cirurgião, escriturário, enfermeiro, procurador, etc.) e a causas judiciais da Irmandade (autuação, certidão de execução, termo de protesto, requerimentos, etc.). Os maços estão numerados (82, 83 e 84), correspondendo cada maço a um ano (1844, 1845 e 1846). Os documentos estão numerados sequencialmente.
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