Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1844 - 1846 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
3 mç. (31 x 22 cm); papel
Zona do contexto
Nome do produtor
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Documentos de despesas relativas, sobretudo, às visitas que os enfermeiros do mês e médicos fazem aos irmãos pobres, viúvas de irmãos pobres e seus familiares e paroquianos pobres, em conformidade com as disposições dos da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau, atendendo aos requerimentos dos mesmos, os quais contêm, em termos gerais, a desobriga das duas próximas quaresmas concedidas pelo padre-cura/prior, após ter atestado o estado de pobreza e que vive na paróquia, o pedido do provedor da Mesa para que o enfermeiro do mês informe a Mesa depois de ouvir o parecer do médico e por vezes também do cirurgião, informação do enfermeiro em como aceita o doente e a duração da assistência a prestar em conformidade com a informação do médico; declaração do enfermeiro e/ou do médico em como visitaram o doente, o diagnóstico, enumeração das várias visitas, com data e valor da consulta, e o recibo assinado pelo enfermeiro, indicando o nome do tesoureiro que efetuou o pagamento e a data. A documentação está organizada por ano e em pequenos conjuntos de documentos reunidos por mês, os quais que têm no início, regra geral, uma ordem de pagamento com recibo integrado relativa à importância expressa na relação dos enfermos socorridos pela Irmandade. Nessa relação consta os nomes, os montantes despendidos com as esmolas dadas aos doentes assistidos e a importância gasta no fornecimento dos medicamentos e o recibo dos valores apresentados pelo tesoureiro da Irmandade ao enfermeiro, assinado pelo enfermeiro; seguem-se as respetivas petições dos doentes contendo os elementos já descritos acima, podendo apresentar pequenas variações; informações do médico ao enfermeiro do mês com a data em que deverá o doente ter alta, nome do doente, morada e motivo da alta, data do documento e assinatura; ordens de pagamento com recibos integrados assinados pelo provedor, pelo secretário e fiscais da Irmandade ou pelo beneficiário, relativos às despesas com os enfermos socorridos. Inclui ainda, ordens de despesa relativas a vencimentos (andador, cirurgião, escriturário, enfermeiro, procurador, etc.) e a causas judiciais da Irmandade (autuação, certidão de execução, termo de protesto, requerimentos, etc.). Os maços estão numerados (82, 83 e 84), correspondendo cada maço a um ano (1844, 1845 e 1846). Os documentos estão numerados sequencialmente.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Cronológico
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- português
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Nota
Notas ao Título: Tít. atribuído.
Nota
Notas ao Estado de Conservação: Bom. Alguns documentos apresentam encarquilhamento, rasgos, foxing, sujidade, trespasse de tinta, borrões de tinta, sinais da ação de bibliófagos e lacunas no papel.