Fundo ANSD - 07. Associadas de Nossa Senhora das Dores

Zona de identificação

Código de referência

PT PSN ANSD

Título

07. Associadas de Nossa Senhora das Dores

Data(s)

  • 1929 - 1955 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

0,01 metros lineares; 1 liv.; papel.

Zona do contexto

Nome do produtor

História administrativa

Entidade detentora

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Documentação produzida e acumulada no âmbito da atividade administrativa e religiosa das Associadas de Nossa Senhora das Dores.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Foi encontrado um sistema temático de organização da documentação. Urgia criar uma metodologia capaz de tornar acessível e recuperável a informação contida no fundo, tornando-a, em simultâneo, consentânea com os princípios basilares da Arquivística, nomeadamente o princípio da proveniência e o do respeito pela ordem original. As secções, subsecções e séries criadas refletem os processos de acumulação, as funções e tipologias documentais identificadas. Optou-se, neste contexto, por um quadro de classificação funcional. O fundo é constituído pela secção "Constituição e gestão" e várias séries.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Enquanto detentora do arquivo, reserva-se à Paróquia de São Nicolau o direito de permitir o acesso à documentação. Todos os interessados em consultar o referido arquivo devem fazê-lo através do contacto da instituição.

Condiçoes de reprodução

A reprodução deverá ser solicitada por requerimento dirigido à Paróquia de São Nicolau. O seu deferimento encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução.

Idioma do material

  • português

Sistema de escrita do material

    Notas ao idioma e script

    Características físicas e requisitos técnicos

    O documento encontra-se em bom estado de conservação. O livro apresenta encadernação em papel àgata.

    Instrumentos de descrição

    Zona de documentação associada

    Existência e localização de originais

    Existência e localização de cópias

    Unidades de descrição relacionadas

    Descrições relacionadas

    Zona das notas

    Identificador(es) alternativo(s)

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso - Assuntos

    Pontos de acesso - Locais

    Pontos de acesso - Nomes

    Pontos de acesso de género

    Zona do controlo da descrição

    Identificador da descrição

    Identificador da instituição

    Regras ou convenções utilizadas

    "CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS – ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adoptada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 Setembro de 1999. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. [Em linha]. Disponível em WWW:www.dgarq.gov.pt/files/2008/10/isadg.pdf>.
    DIRECÇÃO GERAL DE ARQUIVOS. PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO PARA A DESCRIÇÃO EM ARQUIVO. GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007 [Em linha]. Disponível em WWW: http://www.dgarq.gov.pt/files/2008/10/oda1-2-3.pdf>.
    NP- 405-1: 1994 - Informação e documentação: referências bibliográficas: documentos impressos. Lisboa: IPQ. 46 p.

    Estatuto

    Nível de detalhe

    Datas de criação, revisão, eliminação

    Descrição elaborada entre 10 de julho de 2017 e 08 de setembro de 2017.

    Línguas e escritas

      Script(s)

        Fontes

        Nota do arquivista

        Descrição arquivística realizada por: Natércio Afonseca.

        Área de ingresso