Zona de identificação
Tipo de entidade
Forma autorizada do nome
Forma(s) paralela(s) de nome
Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) de nome
identificadores para entidades coletivas
Área de descrição
Datas de existência
Histórico
A Congregação das Irmãs de Apresentação de Maria foi fundada em 1925, pela Madre Maria da Santíssima Trindade, nome religioso de Leontina Trindade de Ornelas e Vasconcelos (Funchal 1893 – Lisboa 1974). Ainda noviça, propôs à Superiora Geral, a Madre Sainte Honorine, uma fundação em Portugal. A Madre Geral escutou o projeto, e prometeu que a fundação se faria em Portugal quando houvesse vinte vocações portuguesas. Em 1925, existiam já trinta e três portuguesas na Apresentação de Maria.
Em 1935, discutiu-se e concretizou-se o projeto do Padre António Félix de Freitas e da Irmã Trindade de fundação de uma escola paroquial nos Prazeres; ainda no mesmo ano, a Obra da Direção da Proteção à Rapariga (futura ACISJF – Associação Católica Internacional ao Serviço da Juventude Feminina), sediada em Lisboa, coordenando com a Irmã Maria de Jesus o estabelecimento de um seu ramo no Funchal à Apresentação de Maria, que operará até 1943.
Com o objetivo de utilizar a Madeira como ponto de partida para a expansão da Província Portuguesa no Continente (colégios, escolas, uma casa de oração (Setúbal, Lisboa, Fátima) e em África, a Irmã Trindade apresentou, em 1938, na Casa-Mãe, a sua proposta de alargamento da Missão em Portugal, sendo esta aprovada. Foi posteriormente aconselhada pelo Cardeal Patriarca a estabelecer-se em Setúbal, pelo que se decidiu pela instalação na “Quinta dos Bonecos,” a qual foi convertida no Colégio de mesmo nome. Já após o começo da Segunda Guerra Mundial, a Apresentação de Maria assumiu a gestão da Obra do Asilo da Infância Desvalida, também em Setúbal, reestruturada como Casa de Nossa Senhora da Saúde.
Em 1941 deu-se a ereção do Noviciado português, no qual a Madre Trindade era Mestra de Noviças e pelo envio das primeiras missionárias para Moçambique.
Em 1947 foi canonicamente ereta a Província Portuguesa das Irmãs da Apresentação de Maria. A Madre Trindade foi nomeada sua primeira Superiora Provincial.
A escola, a educação, a solidariedade e a evangelização constituem traços específicos do carisma das Irmãs de Apresentação de Maria. São estas as grandes linhas que dão também forma aos diversos apostolados confiados ao zelo apostólico das irmãs da Província Portuguesa.
Hoje, a Província Portuguesa, é formada pelas comunidades da Ilha da Madeira, Continente e Missão do Brasil.
Em Portugal Continental, a Casa Provincial foi fundada em 1938 em Setúbal, cidade onde funciona também o Noviciado Santo Estanislau Kostka (fundado em 1941), e a Comunidade de Nossa Senhora da Saúde – Lar de Crianças e jovens desde 1942. Para além de Setúbal, existe também em Fátima a Comunidade de Nossa Senhora de Fátima – Casa de oração e acolhimento, desde 1947; em Cernache do Bonjardim a Comunidade S. Nuno de Santa Maria – Centro Social S. Nuno de Santa Maria, fundada em 1955; em Alferrarede a Comunidade de Nossa Senhora do Rosário – Centro Social desde 1973; no Montijo a Comunidade do Espírito Santo – Centro Social e inserção Paroquial, fundada 2012 e na Azambuja, a Comunidade da Fé – Centro Social e inserção Paroquial, fundada em 2013.
Na Madeira, estão presentes no Funchal, desde 1925, nomeadamente na Comunidade Madre da Santíssima Trindade – Escola D. Maria Eugénia de Canavial (fundada em 1925); na Comunidade da Apresentação de Maria – Externato da Apresentação de Maria (fundada em 1926), na Comunidade de Nossa Senhora do Pilar (fundada em 1989) e ainda em Gaula, com a Comunidade de Nossa Senhora da Luz – Externato de S. Francisco de Sales (fundada em 1928), em Prazeres, na Comunidade de Nossa Senhora das Neves – Externato de S. Francisco de Sales (fundada em 1935) e na Calheta, na Comunidade de Nossa Senhora da Apresentação – Jardim de Infância (fundada em 1981).
A sua presença também se verifica no Brasil, nas Missões de Miranópolis (fundada em 1998), onde funciona a sede e o Noviciado Santo Estanislau Kostka e ainda na Abadiânia com a Comunidade Nossa Senhora da Anunciação – Escola Ana Maria Rivier (a comunidade foi fundada em 1986 e a creche em 1988), em Anápolis, Comunidade S. José Operário – Estudos e acolhimento, fundada em 2001 e, por fim, em Itumbiara, onde foi fundada, em 2006, a Comunidade Rivier – Inserção Paroquial.
Locais
Estado Legal
Funções, ocupações e atividades
Mandatos/fontes de autoridade
Estruturas internas/genealogia
Contexto geral
Área de relacionamentos
Área de pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Ocupações
Zona do controlo
Identificador de autoridade arquivística de documentos
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAAR(CPF): Norma Internacional de Registos de Autoridade Arquivística para Pessoas Colectivas, Pessoas Singulares e Famílias. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2004.
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão ou eliminação
2025.