Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1937 - 1959 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
3 pastas.
Zona do contexto
Nome do produtor
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Projetos, provas e exemplares dos elementos de propaganda e edificação religiosa usados pelo Secretariado para obter as contribuições dos católicos, nomeadamente cartazes, folhetos pagelas e estampas. Inclui: os cartazes de grande formato destinados a serem afixados em lugares visíveis; um desenho, a cores, com o projeto de um cartaz; a pagela de agosto de 1937 com a oração do Monumento; a fotografia da maqueta para as pagelas do Plano Trienal; um projeto de oração que não foi aprovado; postais do Plano Trienal; desdobráveis "A Cristo Rei Portugal Agradecido" de 1952; fotografias, postais e desenhos do Sagrado Coração de Jesus; provas da imagem de Cristo, para a pagela de setembro de 1958, tendo junto exemplares da mesma; material relativo à inauguração em 17 de maio de 1959, nomeadamente o desdobrável com o Ato de consagração de Portugal aos Sagrados Corações. Integra também envelopes, folhas de papel e cartões de vários formatos com o timbre do Secretariado.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Cronológico.
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- português
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
PT/AHPL/PAT14-SP/N/02/03 – Fundo Cardeal Patriarca D. Manuel Gonçalves Cerejeira. Santuários. Cristo Rei. Material de divulgação.
Nota de publicação
[ROCHA, P. Sebastião Pinto da] – Monumento Nacional a Cristo Rei: memória histórica. Lisboa: Secretariado Nacional do Monumento, 1965; CÂMARA, Maria João da – Cristo Rei: Espiritualidade e história. Cascais: Lucerna, 2009, p. 14, 34,36, 37, 50, 76, 84 e 101.