Zona de identificação
Tipo de entidade
Forma autorizada do nome
Forma(s) paralela(s) de nome
- Maria Eugénia da Câmara Leme Homem de Vasconcelos
- Valentina Maria Eugénia da Câmara Leme de Canavial
Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) de nome
identificadores para entidades coletivas
Área de descrição
Datas de existência
Histórico
Maria Eugénia Canavial nasceu no Funchal, na freguesia de São Pedro, a 17 de setembro de 1863, sendo filha dos condes de Canavial, João da Câmara Leme Homem de Vasconcelos e de Maria Amélia da Fonseca da Câmara Leme. Era neta paterna de Francisco da Câmara Leme de Vasconcelos, e de Carolina Augusta da Câmara Leme e neta materna do pianista Ricardo da Fonseca e de Ludovina Tavares da Fonseca. Foi batizada como Valentina, tendo adotado, posteriormente, o nome Maria Eugénia e o apelido Canavial, devido ao título nobiliárquico atribuído à sua família pelo rei D. Luís I de Portugal.
Foi fundadora e presidente da instituição de Assistência a Crianças Fracas e Pobres, da Assembleia Geral da Associação Católica da Obra Internacional de Proteção às Raparigas na Madeira, do pavilhão-jardim Sol e do Lactário. Presidiu, ainda, às Zeladoras do Apostolado da Oração do Centro Paroquial de S. Pedro, ao Secretariado Feminino da Adoração do Coração de Jesus e da Liga dos Adoradores. Foi membro da Associação das Damas de Caridade, da Associação das Três Rosas do Escolhido, da Congregação das Filhas de Maria Imaculada e da Liga das Senhoras da Ação Católica.
Amiga de Leontina da Ornelas e Vasconcelos, (Madre Maria da Santíssima Trindade) atravessa dificuldades com falta de pessoal fixo e especializado, as quais procura mitigar através de uma eventual colaboração com uma Congregação religiosa de âmbito pedagógico e social similar ao seu. Após consulta do Prelado madeirense e a Superiora Geral da Congregação da Apresentação de Maria, ponderam em conjunto utilizar a Obra preexistente como base de uma futura Província Portuguesa da mesma Congregação.
Recebeu a comenda do Grande Oficialato da Ordem de Benemerência.
Morreu aos 81 anos, solteira, vítima de uma hemorragia cerebral, a 21 de Janeiro de 1945 em São Pedro, Funchal.
Locais
Estado Legal
Funções, ocupações e atividades
Mandatos/fontes de autoridade
Estruturas internas/genealogia
Contexto geral
Área de relacionamentos
Área de pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Ocupações
Zona do controlo
Identificador de autoridade arquivística de documentos
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAAR(CPF): Norma Internacional de Registos de Autoridade Arquivística para Pessoas Colectivas, Pessoas Singulares e Famílias. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2004.
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão ou eliminação
2025.