Registo da visita do ministro das Obras Públicas, Eduardo de Arantes e Oliveira, e sua comitiva ao Monumento a Cristo Rei. A visita foi acompanhada pelo cardeal-patriarca D. Manuel Gonçalves Cerejeira e pelo Eng. Francisco de Mello e Castro. A proximidade do dia da inauguração espelha-se em várias das imagens onde é visível a preparação de uma das tribunas para a assistência.
Júlio Dinis(Lisboa) Informa que devido ao cardeal-patriarca estar em retiro nos Olivais, depois de visita conjunta e sob responsabilidade de Costa Lima é autorizada a formação do gesso.
Francisco de Mello e CastroInclui o texto do telegrama "os mais sentidos pêsames. Secretariado Nacional do Monumento a Cristo Rei." Indica a morada para onde foi enviado: R. da Boavista, nº 32, Porto.
Sebastião Pinto da RochaDeseja mil felicitações e ardentes votos de maiores bênçãos divinas em seu nome e em nome do Secretariado.
Sebastião Pinto da RochaO relatório está estruturado em secções: “Estado das obras”, “Gastos feitos”, “Gastos a fazer”, “Receitas”.
Sebastião Pinto da Rocha(Lisboa) Faz o balanço dos resultados obtidos durante os 27 meses decorridos desde o início da campanha (Plano trienal) em março de 1950.
Sebastião Pinto da RochaTexto dactilografado do relatório lido na reunião de senhoras católicas que decorreu no dia 6 de março de 1951.
Sebastião Pinto da RochaComeça por saudar o bispo de Priene e relembrar e saudar a figura de D. Manuel Trindade Salgueiro que presidiu às cinco assembleias anteriores e é hoje arcebispo de Évora.
Sebastião Pinto da RochaColeção de cópias de recibos dos depósitos feitos no Patriarcado, conforme determinação do cardeal-patriarca, de acordo com o Regulamento das Associações Fabriqueiras (ver série SCR/SNMCR/A/01/01). A partir de 1941 os depósitos passam a ser feitos na União Gráfica na conta do patriarca D. Manuel Gonçalves Cerejeira (uma das fontes de obtenção de fundos da União Gráfica eram os depósitos de todas as dioceses pelos quais pagava juros de 2,5% ao ano). Inclui anexa uma relação discriminando as datas e o valor das importâncias depositadas. Falta o recibo de 1937.
Maria Guilhermina de Vasconcelos e SousaRefere que remete elementos de propaganda para que a subscrição se inicie no dia da Festa do Coração de Jesus a 4 de junho, insiste na necessidade da existência de secretariados diocesanos, dá informações sobre o Secretariado Nacional, pede que não fique nenhum católico sem contribuir e lembra que os cartazes devem ser afixados em todas as igrejas. As folhas estão numeradas 16, 16a. Não se conhece documento impresso correspondente ao texto deste rascunho. Papel com timbre da R. da Lapa 111, Lisboa.
Sebastião Pinto da RochaO projeto de programa encontra-se dividido em três partes. Na primeira é proposta uma cruzada nacional de oração a começar em outubro, na Festa de Cristo Rei, com a edição de uma gravura. A segunda prevê um movimento intenso e vasto em todos os territórios portugueses com a consagração das famílias e a renovação da consagração das dioceses e paróquias. A terceira parte trata das formas de organizar uma campanha de pregação.
Sebastião Pinto da RochaRelembra a exortação da Pastoral Coletiva do Episcopado Português de 16 de janeiro, onde se determina que o Ato de consagração de Portugal aos corações de Jesus e de Maria deverá ser preparado pela consagração dos indivíduos, das famílias, das associações, das paróquias e das dioceses. Estando já em curso as consagrações individuais, este documento estabelece o modo e o programa para realizar as consagrações coletivas que devem começar no dia 1 de maio.
Sebastião Pinto da RochaO documento divide-se em quatro pontos e uma nota. O primeiro refere-se à propaganda e divulgação por meio de palestras semanais na EN, RR e Rádio Clube, anúncios nas emissoras locais, no ecrã dos cinemas e com artigos na imprensa diária e periódica de todo o país. O segundo pede uma pregação intensa do clero nas missas dos quatro domingos de junho. O terceiro trata da colaboração das organizações de carácter nacional e das associações diocesanas de piedade, zelo, formação e assistência. O quarto ponto pede a recitação diária da oração pelo Monumento, nos Centros do Apostolado da Oração, comunidades religiosas e paróquias. A nota refere que o cardeal-patriarca fará uma exortação aos portugueses de todo o mundo na Emissora Nacional no dia 29 de junho às 19 horas e que o SNI dará apoio à divulgação da propaganda.
Sebastião Pinto da RochaReportagem fotográfica da peregrinação de Reparação Nacional no momento da adoração do Santíssimo Sacramento e procissão do Santíssimo Sacramento no Monumento a Cristo Rei.
Stúdio Reicar Fotografia e FilmagemReportagem fotográfica da peregrinação da Cruzada Eucarística das Crianças. As peregrinações anuais ao Santuário por ocasião da festa do Sagrado Coração de Jesus eram organizadas pelo P. Sebastião Pinto da Rocha na qualidade de diretor diocesano da Cruzada Eucarística das Crianças. Os gastos, nomeadamente com fotografias, eram registados no livro que serve de suporte à série PT-SCR/CEC/01. O anúncio desta peregrinação, assinado pelo P. Sebastião integra a série SCR-CEC/03. As Fotografias documentam vários momentos da celebração da missa nomeadamente o ofertório, vendo-se em duas delas o P. Sebastião Pinto da Rocha, assim como aspetos da procissão do Santíssimo Sacramento realizada em volta do pedestal do Monumento a Cristo Rei.
Secretariado Nacional do Monumento a Cristo Rei