Série composta por cópias e transcrições de documentos referentes à atuação de Abel Varzim na Acção Católica Portuguesa (ACP), logo desde na sua conceção e configuração, em 1933. Inclui correspondência (recebida e expedida), estudos, exposições, relatórios, entrevistas e atas resultantes dos diferentes papéis desempenhados por Abel Varzim na Liga Operária Católica (LOC), no Secretariado Económico e Social, no jornal “O Trabalhador” e na “Voz do Trabalho”. Entre os interlocutores da correspondência e das exposições encontram-se o presidente da Junta Central da ACP e o presidente do Conselho de Ministros. A situação dos operários, as condições de trabalho e o sindicalismo são os temas principais. Estão ainda incluídos alguns recortes de “O Trabalhador”, sobretudo cartas dos leitores, entrevistas de Abel Varzim e notícias de jornal sobre as suas posições a partir da ACP.
Abel VarzimSecção composta por cópias e transcrições de documentação sobre a atuação cívica e política de Abel Varzim, nomeadamente como deputado na Assembleia Nacional, na oposição ao regime e enquanto promotor de iniciativas para reintegração social de prostitutas.
Abel VarzimSérie composta por cópias e transcrições de artigos de Abel Varzim publicados no “Boletim Oficial da Acção Católica Portuguesa”.
Abel VarzimA coleção é composta por originais, cópias e transcrições de documentos de Abel Varzim, assim como alguns textos que foram produzidos sobre a sua atuação no espaço público entre as décadas de 1920 e 1960. Numa primeira secção são incluídos documentos pessoais de Abel Varzim, como são os casos de orações, poemas, excertos de diário e correspondência. Num segundo conjunto estão contidos textos produzidos no âmbito das suas funções eclesiais, como sejam pregações e conferências, destacando-se a sua atividade na Acção Católica Portuguesa. Uma terceira secção contém documentos resultantes da sua atividade cívica e política, enquanto deputado, opositor à ditadura de Salazar ativista na integração social de prostitutas. As suas publicações, sob a forma de monografias, em colunas regulares de jornais diários e em periódicos da Igreja Católica estão reunidas numa quarta secção. Um quinto conjunto de documentos é composto por estudos, memórias e homenagens sobre a sua figura e impacto assumido pela sua atuação pública. Uma última secção contém documentação sobre o Forum Abel Varzim, enquanto entidade que promoveu a recolha deste conjunto documental.
Abel VarzimSérie composta por cópias e transcrições de correspondência recebida e expedida por Abel Varzim. Sem qualquer tipo de ordenação (cronológica, correspondentes, temática).
Abel VarzimSérie composta por cópias e transcrições de documentação sobre a atividade de Abel Varzim na Assembleia Nacional, na sequência da sua eleição como deputado nas eleições de 1938. A par das suas intervenções registadas no “Diário das Sessões da Assembleia Nacional” no curso na discussão de diferentes propostas legislativas, são incluídos os avisos prévios sobre a organização corporativa (suscitado por Abel Varzim) e desemprego (apresentado por Belfort Cerqueira) e os requerimentos com notas de perguntas ao Governo. É ainda composta por documentação relativa à sua atividade parlamentar, como uma entrevista enquanto candidato a deputado, a sua nota biográfica oficial nos “Anais da Assembleia Nacional” e algumas de notícias na imprensa local.
Abel VarzimSérie composta por transcrições de entradas do diário de Abel Varzim, incluindo anotações complementares de autor não identificado e um depoimento de Maria de La Salette Varzim da Cunha e Silva Miranda, irmã de Abel Varzim.
Abel VarzimSecção composta por documentação dispersa, privilegiando os contextos e os meios em que Abel Varzim de situou e atuou, mas sem que a sua figura seja expressamente referida, incluindo alguns originais da sua época.
Forum Abel Varzim – Desenvolvimento e SolidariedadeSecção composta por cópias e transcrições de documentação com um cunho sobretudo pessoal e que reflete Abel Varzim num registo de proximidade: orações, poemas, pagelas, diário do próprio, correspondência e textos sobre as exéquias ou emitidos por ocasião da sua morte em 1964. Produzida por Abel Varzim ou que lhe é diretamente direcionada, a documentação reunida resultou principalmente de relações pessoais e diretas, mesmo quando obteve expressão pública, como no caso dos obituários publicados na imprensa.
Abel VarzimSérie composta por trabalhos publicados, sobretudo, na imprensa e por memórias ou testemunhos com referências expressas à figura de Abel Varzim.
Forum Abel Varzim – Desenvolvimento e SolidariedadeSecção composta por estudos, memórias e testemunhos, alguns produzidos em sessões de homenagem, sobre a figura multifacetada de Abel Varzim.
Forum Abel Varzim – Desenvolvimento e SolidariedadeSecção composta por documentação sobre a recolha da documentação que compõe este fundo e algumas atividades da entidade promotora, o Forum Abel Varzim, também constituído com base na figura de Abel Varzim.
Forum Abel Varzim – Desenvolvimento e SolidariedadeSecção composta por cópias e transcrições de documentação sobre as funções de Abel Varzim como eclesiástico na Igreja Católica, nomeadamente: no Seminário de Serpa, em Lovaina, pregador, conferencista, na Acção Católica Portuguesa e na Paróquia da Encarnação (Chiado).
Abel VarzimSérie composta por documentação geral sobre a carreira eclesiástica de Abel Varzim e algumas das suas funções: fundação do escutismo (1928) quando prefeito e professor no Seminário de Serpa (1925-1930), trabalho académico em Lovaina (1934), pároco na Encarnação do Chiado (1951-1957). Contém cópias e transcrições de registo biográfico e de carreira no Patriarcado (1952), pagela (original e cópia) por ocasião das bodas de prata sacerdotais (1950), boletim paroquial da Encarnação (1953), notícias de periódicos (jornais noticiosos e Flor de Lis) sobre diversos momentos do seu percurso como padre.
Abel VarzimSérie composta por documentação relacionada com homenagens formais à figura de Abel Varzim. Estão incluídos textos, como estudos, memórias e documentos (alguns inéditos), publicados na imprensa, e discursos produzidos em sessões evocativas por ocasião de datas marcantes do percurso de Abel Varzim, nomeadamente os aniversários da morte (5.º, em 1969, 10.º, em 1974, 30.º (1994), 40.º (2004) e 50.º (2014) e o centenário do nascimento (2002). Estão igualmente incluídos documentos referentes à atribuição do nome de Abel Varzim a ruas e equipamentos coletivos, como é o caso de escolas.
Forum Abel Varzim – Desenvolvimento e Solidariedade