Secção composta por cópias e transcrições de documentação com um cunho sobretudo pessoal e que reflete Abel Varzim num registo de proximidade: orações, poemas, pagelas, diário do próprio, correspondência e textos sobre as exéquias ou emitidos por ocasião da sua morte em 1964. Produzida por Abel Varzim ou que lhe é diretamente direcionada, a documentação reunida resultou principalmente de relações pessoais e diretas, mesmo quando obteve expressão pública, como no caso dos obituários publicados na imprensa.
UntitledSérie composta por cópias e transcrições de textos religiosos produzidos ou conservados por Abel Varzim, nomeadamente: poemas de Lira Quebrada (obra não impressa, onde Abel Varzim utilizou o pseudónimo Fausto de Santa Helena), orações e outros textos de cunho religioso, incluindo uma pagela.
UntitledCópia manuscrita do livro de poemas Lira Quebrada (não publicado), de Fausto de Santa Helena (Abel Varzim), escrito em 1920 e copiado de forma manuscrita em 2005, com os poemas: "À cruz", "O mar", "O prazer", "À Virgem", "A Maria", "Belém", "A aurora", "O pecador arrependido", "Férias", "O naufrágio", "Ao meu amigo Carlos Alves da Silva no dia dos seus anos", "Ao meu amigo Júlio Dias Cubelo Soares - no dia dos seus anos", "A inocência", "As cerejas", "As Avé-Marias", "O deicídio", "O pôr do sol", "Avé-Maria!", "Saudade". Contém carta manuscrita de Adelino Mário Varzim Miranda, datada de 19-03-2005.
Transcrição da primeira (1943) e última (1948) entradas do diário de Abel Varzim, incluindo anotações complementares de autor não identificado, e um depoimento de Maria de La Salette Varzim da Cunha e Silva Miranda, irmã de Abel Varzim, acerca do irmão.
Série composta por cópias e transcrições de correspondência recebida e expedida por Abel Varzim. Sem qualquer tipo de ordenação (cronológica, correspondentes, temática).
UntitledTranscrição de carta de Abel Varzim para D. Manuel Trindade Salgueiro, bispo de Helenópole, contendo um desabafo (notas, anotações, observações, que o próprio classifica como "um desabafo") de Abel Varzim acerca de questões pessoais, da suspensão do jornal O Trabalhador, da experiência como deputado à Assembleia Nacional e da atuação no âmbito da LOC e da ACP.
Transcrição de carta de Maria Luiza Henriques Pereira de Faria Saldanha e Lencastre, marquesa de Ficalho, para Abel Varzim, questionando acerca do seu estado de saúde, revelando episódios da vida pessoal e familiar e solicitando a celebração de duas missas por alma da Condessa de S. Tiago, Maria Amália.
Transcrição de carta de Abel Varzim para o engenheiro José do Nascimento Ferreira Dias Júnior, ministro da Economia, felicitando-o pela publicação do livro Linha de Rumo e apresentando propostas para o desenvolvimento da avicultura no Minho.
Cópia de carta de Abel Varzim para o engenheiro José do Nascimento Ferreira Dias Júnior, ministro da Economia, felicitando-o pela publicação do livro Linha de Rumo e apresentando propostas para o desenvolvimento da avicultura no Minho.
Transcrição de carta de Maria Luiza Henriques Pereira de Faria Saldanha e Lencastre, marquesa de Ficalho, para Abel Varzim, relatando episódios da vida pessoal e enviando votos de feliz Natal.
Transcrição de carta de Maria Luiza Henriques Pereira de Faria Saldanha e Lencastre, marquesa de Ficalho, para Abel Varzim, relatando episódios da vida pessoal e enviando votos de feliz Natal.
Série composta por cópias e transcrições de recortes de imprensa na sequência da morte de Abel Varzim, em 1964, e de condolências junto de familiares. Para além de obituários institucionais, também notícias das exéquias e referências de algumas figuras ao impacto de Abel Varzim.
UntitledCópia de recorte do jornal Diário de Lisboa de 21 de agosto de 1964 contendo o obituário de Abel Varzim.
Transcrição de carta de Teófilo de Figueiredo Mascarenhas para o Diário de Lisboa de 24 de agosto de 1964, "A obra do padre Abel Varzim".
Cópia de recorte do jornal Diário de Lisboa de 24 de agosto de 1964, contendo uma carta de Teófilo de Figueiredo Mascarenhas para o Diário de Lisboa, "A obra do padre Abel Varzim".