Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1947-01-[?] - 1972-12-[?] (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
63 docs., papel.
Zona do contexto
Nome do produtor
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação.
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Documentação homogénea produzida por Maria Palmyra Roseta Fino, na sequência da sua ligação à Ação Católica Portuguesa no seu ramo Independente. Contém uma coleção de 11 exemplares da revista "Alleluia", dos números 55 (março de 1957), 192 (julho de 1969) e 200-208 (de dezembro de 1970 a dezembro de 1972); coleção de 47 exempares da revista "Vita Nova", numa sequência descontínua do número 23 de janeiro-fevereiro de 1947, ao número 107 de maio-junho de 1962. Contém 3 brochuras: "Férias 1955", com programa e textos preparatórios; "Férias", relativo às férias do ano de 1959, com textos preparatórios e apontamentos manuscritos na contracapa e "Casamento Moderno", de Gérard Petit. Contém ainda o livro "Tesouro Escondido. A Missa", de C. Glorieux, de 1952. Acompanhava a doação um cartão de visita da produtora, onde registou: "desejando que tenha utilidade para a U. C., e para os jovens poderem comparar os temas e os ideais da minha geração".
Avaliação, seleção e eliminação
Não se verificaram ações intencionais de avaliação, seleção ou eliminação de documentos.
Incorporações
O arquivo está aberto a novos ingressos documentais, desde que diretamente relacionados e produzidos por Maria Palmyra da Silveira Machado Pinto Vicente Roseta Fino. O seu ingresso será feito através de guia de remessa, com a devida contratação por escrito.
Sistema de arranjo
Cronológico.
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Este arquivo possui o estatuto legal de arquivo privado – arquivo reunido por uma entidade privada, com documentação de origem privada. A este tipo de arquivos aplicam-se as disposições que contrariem a expectativa do autor” (art.º 78º). Não são aplicáveis as restrições de comunicabilidade impostas no art.º 17º da Lei Geral de Arquivos - Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de janeiro.
Condiçoes de reprodução
A reprodução dos documentos, independentemente da técnica utilizada, está sujeita ao estado de conservação dos mesmos e à boa justificação dos fins a que se destina.
Idioma do material
- português
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
A documentação encontra-se em estado razoável de conservação. De um modo geral a leitura dos documentos não está comprometida.
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS – ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 Setembro de 1999. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. [Em linha]. Disponível em http://arquivos.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/16/2013/10/isadg.pdf; DIRECÇÃO GERAL DE ARQUIVOS. PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO PARA A DESCRIÇÃO EM ARQUIVO. GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007. [Em linha]. Disponível em http://arquivos.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/16/2013/10/oda1-2-3.pdf.
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
15 de maio de 2015
Línguas e escritas
Script(s)
Fontes
Nota do arquivista
Descrição elaborada por Patrícia Matias Pereira.