Série composta por um maço, contendo um conjunto de verbetes, que serviam para facilitar a passagem dos recibos das quotas aos irmãos. Os verbetes encontram-se organizados alfabeticamente pelo apelido do irmão.
Série constituída por três livros contendo os inventários de bens pertencentes à Irmandade do Santíssimo Sacramento. O primeiro livro transcreve o inventário geral realizado em 1843 e os bens existentes na Sacristia a cargo do Padre Tesoureiro da Igreja. O segundo reproduz o inventário geral de 1857 e alterações e adições realizadas até 1859. O terceiro livro possui um inventário de 1882 e depois uma série de revisões, aditamentos e novas versões do inventário em 1898, 1917-1918, 1932, 1938, 1940, 1942, 1944, 1946 e 1949 (este último num caderno solto).
Série documental constituída por um livro contendo a relação de bens da Irmandade do Santíssimo Sacramento, como padrões, propriedades de casa, bens móveis e rendimentos provenientes de empréstimos de dinheiro a juro, para os quais se indicam o valor do rendimento que cabe à Irmandade. Indicam-se ainda os outros rendimentos dos quais a Irmandade usufrui, mas que não são certos, pelo que não se indicam o valor do rendimento, como as jóias dos mesários e irmãos novos, esmolas de paroquianos, pratas e tochas que acompanham os baptizados e os enterros com cruz, tocheiros e tarimba.
Série constituída por quatro maços, contendo documentos de diversas tipologias, a saber: bulas e breves, sentenças apostólicas, sentenças cíveis, alvarás, escrituras, testamentos e verbas de testamentos, autos de contas, autos de inventário, autos de avaliação, execuções, penhoras, mandados, cartas de arrematação, requerimentos, recibos, propostas, exposições, pareceres, procurações, acórdãos da mesa, relações de dotes, esmolas e missas e certidões de missas, além de apontamentos diversos, sendo alguns originais e outros cópias, traslados, certidões ou públicas-formas.
Série documental constituída por três livros, contendo a transcrição dos termos das eleições para os diferentes órgãos gerentes da Irmandade (Mesa e Mesa de Definição ou Assembleia-geral) e dos termos de posse de empregados, obrigações, procurações, inventários, entre outros.
Série constituída apenas por um livro em que são registados os termos de arrendamento entre a proprietária (a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja da Encarnação) e os respectivos inquilinos.
Série constituída por um único livro com o registo do termo de admissão de irmão do Príncipe D. Carlos na Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja da Encarnação em 1885, a convite da mesma Irmandade.
Inclui um conjunto de documentos constituído por apólices de seguros, recibos do pagamento e correspondência diversa trocada entre a Irmandade do Santíssimo Sacramento e as Companhias de Seguros.
Série constituída por um maço contendo várias relações de prémios. Possui, em anexo, rifas não distribuídas. Os números das rifas com prémio seriam os números saídos da Extracção da Lotaria da Junta dos Juros, de 1822.
Série constituída por um livro de registo de rendas, abarcando o período entre o primeiro semestre de 1812 e o segundo semestre de 1817. Existem listas semelhantes com os rendimentos das propriedades no livro com a ref.ª PT-INSE-ISSIE/GP/PR/01-02. Este registo parece ter servido de base para serem emitidos os recibos de rendas, todos os semestres, para serem entregues ao cobrador da Irmandade e este poder colectar os inquilinos.
Série constituída por um relatório apresentado pelo Secretário da Comissão Administrativa em 1859, descrevendo a entrega dos bens que constituíam propriedade da Irmandade. A entrega é realizada pela Mesa da Irmandade dissolvida à Comissão Administrativa.
Inclui-se aqui os regulamentos relativos às funções que deviam ser desempenhadas pelos servidores da Irmandade: Regulamento do servente e guarda, datado de 1923, o Regulamento para o sacristão e o Regulamento do andador, ambos de 1924.
Série constituída por dois livros, organizados por inquilino e depois cronologicamente. O segundo livro não apresenta novas entradas, continuando o registo dos pagamentos efectuados pelos inquilinos registados no primeiro livro.
Série constituída por dois livros de registo, em que são transcritos, cronologicamente, os orçamentos ordinários e suplementares da Irmandade, entre 1930 e 1946. A folha de rosto, que antecede cada um dos orçamentos, indica o ano económico, data de aprovação pela Mesa e sua composição, apresentando por vezes também os termos de aprovação e rectificação emitidos pela autoridade competente – Junta Geral do Distrito e/ou Patriarcado e datas respectivas. Os mapas orçamentais, com a previsão das verbas de despesa e receita, indicam o número de verba, descrição de cada verba (separadas por capítulos do orçamento) e os valores orçamentados para cada verba.
Série constituída por um único livro em que se registam os falecimentos dos irmãos da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja da Encarnação. Os registos encontram-se organizados cronologicamente.