Inclui a correspondência manuscrita e impressa, expedida e recebida pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da Igreja de São Nicolau sobre os mais diversos assuntos. Evidenciamos a correspondência com várias irmandades e confrarias, entre as quais a Confraria do Mártir São Sebastião da freguesia de Nossa Senhora das Mercês; Irmandade do Santíssimo Sacramento de São Vicente; Irmandade do Santíssimo Sacramento de S. Pedro e São Paulo; Irmandade do Santíssimo Sacramento da Conceição Nova; Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo; Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja Paroquial de Santa Justa e Rufina; Irmandade do Santíssimo Sacramento da freguesia do Sacramento; Confraria de São Braz, da freguesia de Nossa Senhora dos Mártires; Irmandade de São Miguel; Confraria de São Sebastião; Ordem Terceira do Menino Deus; Irmandade de Nossa Senhora do Resgate das Almas; Real Irmandade do Santíssimo Sacramento da freguesia de São Nicolau; Confraria do Mártir S. Sebastião e a Associação Filarmónica de Santa Isabel. A documentação aborda, sobretudo, questões concernentes às diligências tomadas para aplacar a epidemia de febre-amarela (entre as quais, missas cantadas de ações de graças, com sermão e exposição do Santíssimo Sacramento) e aos convites endereçados à irmandade para se fazer presente em procissões e outras festividades; a correspondência com várias entidades da administração pública, a saber, a Administração do 2.º Bairro de Lisboa; Governo Civil de Lisboa; Regedoria da freguesia de São Nicolau; Câmara Municipal de Lisboa; Junta Geral do Distrito de Lisboa; Junta da freguesia de São Nicolau; Hospital de S. José (despesas com encargos relativos a legados pios); e a correspondência trocada entre a Assembleia Geral, a Mesa Administrativa e diversos irmãos.
Inclui ainda copiadores dos ofícios expedidos pela irmandade a diversas entidades coletivas e a particulares e aos corpos gerentes da irmandade sobre os mais diversos assuntos; e sinopses dos ofícios recebidos pela mesma irmandade.
Constam várias propostas para admissão de novos irmãos à irmandade em conformidade com os estatutos, nas quais constam as seguintes informações: à esquerda a data de apresentação da proposta em sessão da Mesa, assinatura do juiz, informação e assinatura do fiscal. O corpo da proposta comporta o nome do proposto a irmão, estado civil, morada, profissão e data, assinatura do irmão proponente, valor da joia, data, assinatura do proposto. Juntamente encontram-se patentes de admissão à irmandade, assinados pelo juiz, escrivão, tesoureiros e procurador da Mesa e o selo da irmandade.
Inclui inventários e memórias com o registo quantitativo, proveniência, descrição e avaliação dos bens pertencentes à Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da Igreja de São Nicolau tais como os bens móveis, entre os quais enumeramos os paramentos e outros objetos litúrgicos; bens existentes em diversos espaços do edifício da Igreja de São Nicolau, das escolas de instrução primária e da cantina a cargo da irmandade.
São também inventariados os bens de raiz, tais como: papéis de crédito dos cofres da Caridade e do Culto; títulos de dívida; escrituras de arrendamento, fiança e obrigação; foros; juros reais; propriedades e dívidas ativas que rendem juros; propriedades que a irmandade possuía antes do terramoto de 1755; propriedades rústicas, urbanas e foros pertencentes ou administrados pela irmandade, com indicação das moradas, encargos com décima de juros e nomes dos instituidores das capelas; relação das capelas pertencentes à irmandade com indicação dos seus instituidores, encargos, financiamento, valor e dinheiro efetivo, e enumeração dos rendimentos sem encargos.
Integra também o inventário dos documentos que constituem o arquivo da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau. As datas extremas dos documentos listados situam-se entre 1689 e 1911.
Compreende ainda o inventário com a descrição detalhada dos artigos e as condições em que foram cedidos os artigos de culto proveniente de diversos conventos extintos.
Inclui públicas-formas de testamentos e de verba de testamento; e, certidão de testamento. Exemplificamos com a certidão da verba de testamento do padre Manuel Araújo, senhor de uma vinha na Charneca de que paga foro à irmandade; cópia do testamento de Maria das Dores Vieira Gomes, no qual deixou à irmandade uma quantia destinada às escolas a seu cargo.
Orçamentos ordinários e suplementares da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau. Inclui contas de receita e despesa do cofre do culto e do cofre da caridade referentes aos anos económicos de 1891-1892 a 1903-1904 e 1919-1920 a 1933-1934.
Contém despesa com esteiras, objetos de prata, castiçais, fazendas de algodão e linho para roupas, tapetes e alcatifas, compra do órgão e consertos, capas, mobília, utensílios, bem como, despesas com lavagem, engomagem e conserto de roupas e paramentos.
Despesas de expediente administrativo da irmandade. Encontram-se recibos, ordens de pagamento e contas relativas a despesas com emolumentos, livros, anúncios, impressões, tinta, papel, selos, entre outras.
Contém as atas lavradas nas sessões de apreciação de contas da Comissão Revisora de Contas.
Correspondência trocada internamente com irmãos, mesários e com outras entidades. Inclui copiadores de correspondência.
Compreende documentação cujo teor não permitiu associar a outras séries existentes ou cujo nível de descrição não permitiu discriminar. Contém, entre outros documentos: alvará régio autorizando a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Paróquia de São Nicolau a contrair o empréstimo à companhia Auxiliadora; relações de acionistas; estatutos da companhia; registos das contas correntes da companhia; correspondência trocada entre companhia Auxiliadora e a irmandade; subscrição entre os acionistas para amortização das ações da companhia Auxiliadora; documentos de contribuição de juros e recibos de anúncios; documentação relacionada com hipotecas alcançadas por divida da Irmandade; várias amortizações de ações.
Contém as atas lavradas nas sessões solenes realizadas nas Escolas da irmandade. Compreende as sessões de inauguração e atribuição de prémios de mérito aos alunos.
Contém um copiador de correspondência expedida pela Mesa da Assembleia Geral da irmandade; correspondência acerca das deliberações tomadas nas sessões da Assembleia Geral; correspondência recebida e expedida pelos corpos gerentes da irmandade.
Documentação relacionada com as eleições dos corpos gerentes da irmandade. Inclui: eleição de diversas comissões (Comissão Revisora de Contas; Comissão para a classificação dos irmãos que têm prestado valiosos serviços à Irmandade; Comissão para dar o seu parecer sobre a nova Companhia para mais fácil amortização da dívida, em Assembleia Geral da irmandade); registos das votações; acórdãos da Mesa, e termos da eleição e de aprovação e posse dos corpos gerentes da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade de São Nicolau (Mesa Administrativa, Assembleia Geral e Comissão Revisora de Contas), dos capelães e mais empregados da irmandade (professores, meninos de capela, andador, escriturário, entre outros); acompanham vários termos, entre outros documentos.
Contém documentação referente a despesas com o auxílio de irmãos e paroquianos doentes, entre outras despesas. Inclui relações mensais dos doentes socorridos pelo enfermeiro da Irmandade de Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau. Apresentam a relação nominal dos doentes, quantias despendidas e nota de recibo das quantias entregues pelo tesoureiro ao enfermeiro. Acompanham várias petições com as seguintes informações: pedido de auxílio do doente; nota do Provedor da Mesa encarregando o "enfermeiro do mês" de informar acerca da condição do doente; a deliberação da Mesa e rubrica dos mesários; nota de desobrigação da quaresma ao doente pelo padre; nota de visita do enfermeiro ao doente com informações sobre o seu estado de saúde; contas de despesa com o doente e nota de recibo das quantias entregues pelo tesoureiro ao enfermeiro; nota de visita do cirurgião; contas de despesa com os doentes e notas de recibo das quantias entregues pelo tesoureiro ao enfermeiro. Acompanham recibos de despesa feita com o boticário, ordenados, pagamento da décima, obras em propriedades, expediente, limpeza de chaminés, entre outros. Surgem também, contas de receita e despesa com várias propriedades.
Inclui atas, as quais encerram todos os assuntos abordados e deliberações aprovadas nas sessões ordinária e extraordinárias, bem como informam sobre a periodicidade com que a Mesa reunia. Compreende ainda as atas das sessões da reforma do compromisso e projeto de estatutos (1852) e um exemplar impresso do “Projeto de Estatutos da Irmandade de 1852”, constituído por doze capítulos e oitenta e dois artigos; declarações de voto sobre o projeto do compromisso, datadas de 11 e 17 de junho de 1853; proposta para o projeto de compromisso apresentado por Félix da Costa Pinho (1852-06-22).